O vinho como metáfora para a vida

sideways.jpgSim, parece estranho, mas ao terminar de assistir ao filme Sideways (entre umas e outras) é esta a impressão que tive. É como Miles descreve sua paixão pela uva Pinot Noir, “de difícil cultivo e sensíveis” e que podemos inferir ser uma extensão de sua própria personalidade, ou por Maya e seu interesse na histórias e segredos escondidos dentro de cada garrafa de vinho.

Usar metáforas para descrever o que sente uma personagem, sua personalidade e etc é sem sobra de dúvida uma das mais antigas técnicas dos escritores, mas descrever isto através dos vinhos para mim foi muito interessante e intrigante.

Apesar do início um pouco travado o filme vai se desenvolvendo muito bem com a trama entre Jack, seu noivado, a viagem de “despedida de solterio” tramada por Miles e seu envolvimento com Stephanie. Deprimido com a separação Miles também encontra não só um sentido além da ex, mas um novo amor e muitas lições para toda sua vida.

Assistir Sideways é mais do que uma viagem pelo Vale de Santa Inez, região vinícola na California, mas uma visão diferente dos valores de cada coisa, amizade, mágoas, frustrações, amor. Se pudesse falar uma frase sobre o filme seria algo como: “Não guarde aquela garrafa de vinho especial para um dia especial; cada momento é único e especial!”.

Referência(s)

Sideways - Entre umas e outras (Sideways)
País: USA/Hungria
Direção: Alexander Payne
Elenco: Paul Giamatti, Thomas Haden Church, Virginia Madsen, Sandra Oh, Marylouise Burke

Autor(a)

Daniel Pereira

Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Também frequentou o curso de Introdução a Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua na área de tecnologia e web desenvolvendo soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais. Atualmente atua para um grande portal de notícias.

Contato

danielusp@bol.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Adquira pela Saraiva:

Veja Também