Um beijo entre tortas de blueberry

affiche-my-blueberry-nights-2006-2.jpgMuito além de uma simples história de amor, “Um Beijo Roubado” (My Blueberry Night) é o filme que ganha em tudo. Os planos de filmagem, o trabalho com as cores e os diálogos diretos e contidos, mas nem por isto fúteis, dão ao filme um ritmo que vai ganhando o espectador.

As metáforas de um diálogo sobre chaves perdidas pode significar a esperança, falar sobre um bar pode ser o mesmo que falar sobre sí ou portas abertas e fechadas pode significar encontros e desencontros. E é com esta delicadeza que seguimos encantados pela fotografia, pelas atuações e pela desvinculação da protagonista de sua desilusão amorosa, através das desilusões dos outros. Olhar para sí mesmo pode ser olhar para o outro e ver nele um espelho de si, e desta forma se encontrar.

Um misto de “Road Movie” com papo de boteco e noites mal dormidas transforma o filme em uma experiência muito deliciosa. Um filme que me impressionou por ser tão simples, mas ao mesmo tempo tão competo e inovador em certos aspectos.

O Chinês Wong Kar-Wai, que assina a direção e o roteiro, em minha opinião acertou em cheio. Para os amantes do cinema My Blueberry Night não decepciona.

Referência(s)

Um Beijo Roubado (My Blueberry Nights)
País: Hong Kong / China / França
Direção: Wong Kar-Wai
Fotografia: Darius Khondji
Elenco: Jude Law, Norah Jones, Frankie Faison, David Strathairn, Adriane Lenox, Rachel Weisz, Benjamin Kanes, Cat Power, Natalie Portman, Michael May, Tracy Elizabeth Blackwell, Chad R. Davis

Autor(a)

Daniel Pereira

Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Também frequentou o curso de Introdução a Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua na área de tecnologia e web desenvolvendo soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais. Atualmente atua para um grande portal de notícias.

Contato

danielusp@bol.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Adquira pela Saraiva:

Veja Também