Como fazer uma viagem sustentável?

A sustentabilidade não precisa ser só em casa
A sustentabilidade não precisa ser só em casa

Muitas pessoas se esquecem da sustentabilidade, que tanto prezam durante o ano, nas férias. Por isso, separamos algumas dicas para você fazer uma viagem sustentável.

Você tenta ser mais sustentável o ano inteiro. Chegam as férias e você gasta o que pode e o que não pode dos recursos naturais! Isso parece meio errado, não?

Acontece que muitas pessoas esquecem da 'pegada ecológica' durante as férias e abusam nas viagens. Mas para aproveitar e curtir não precisa abusar: você pode optar por fazer uma viagem sustentável. O termo tem relação com o respeito à comunidades locais e ao meio ambiente do seu destino e os gastos que você terá lá.

Hoje, existem agências de turismo especializadas em viagens sustentáveis, ou eco-viagens. Mas se você pretende fazer o planejamento da viagem, é importante começar com os meios de transporte, que devem ser os mais sustentáveis possíveis, e os lugares nos quais você ficará, como hotéis ou resorts que possuam atividades sustentáveis, como reciclagem e talvez até mesmo uso de fontes de energia renováveis.

Veja outras dicas para você conseguir fazer uma viagem sustentável:

  • Opte por transportes que minimizem seu impacto, como metro e bicicletas;
  • Pequenas ações contam! Não esqueça de tirar o carregador da tomada quando o celular já estiver carregado, desligar o ar-condicionado quando sair e apagar as luzes quando não forem necessárias;
  • Algumas pessoas, acham que porque estão viajando, precisam gastar os recursos do local. Mas em uma viagem sustentável, esse pensamento passa longe: não demore no banho, feche a torneira para escovar os dentes? Enfim, mantenha bons hábitos durante a viagem;
  • Tente não produzir tanto lixo. Pense: eu realmente preciso de tantas sacolas para carregar poucas coisas? Reflexões como esta podem ajudar;
  • Se possível, faça vôos diretos ou com uma escala apenas, pois o avião emite uma quantidade alta de carbono;
  • Reutilize roupas de cama e toalhas. Na sua casa, você troca de toalha todo dia? Então na viagem também não é necessário;
  • Recicle as embalagens que forem recicláveis. Separe o lixo que você produzir.

Essas dicas são importantes para você conseguir minimizar seus impactos durante as férias. Não se esqueça também de fazer um seguro viagem, que irá assegurar os possíveis danos que você sofra ou que cause a terceiros.

Autor(a)

Renata Santos

Renata Santos é jornalista formada pela PUC de São Paulo. Trabalha na área de conteúdo da Bidu Corretora e adora escrever!

Contato

renata.santos@bidu.com.br
Perfil no Facebook


Adquira pela Saraiva:

Veja Também

Receba nosso boletim por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins e material exclusivo

Comentários relacionados a este artigo