Saiba o que é Cruelty Free - Produtos desenvolvidos sem testes em animais

Você sabia que a indústria dos cosméticos utiliza animais em testes de novos produtos? Se você não concorda com isto saiba que existem alternativas no mercado.

Estava eu tranquilamente tomando meu banho quando, ao pegar despreocupadamente o shampoo, percebo algo diferente, algo que nunca havia visto. Um selo com um coelhinho estilizado e abaixo escrito: “Cruelty Free - Este produto não faz testes em animais”.

Selo Cruelty Free

Isto me chamou a atenção, pois é sabido que a indústria de cosméticos, assim como a de medicamentos, utiliza-se de animais como cobaias para testes antes de liberar seus produtos para o mercado consumidor, o que pode infligir sofrimento aos mesmos.

Questionei minha esposa sobre o tal selo e ela me informou sobre o que o mesmo representava. Sua decisão em comprar aquele produto, ao invés de outro, foi justamente por causa do selo "Cruelty Free".

Não pretendo discorrer hoje sobre a ética dos testes com animais, pois é uma discussão que envolve muitos fatores para análise. Meu intuito é falar àqueles que já estão convencidos que não é bacana fazer com que animais sofram para tenhamos certos produtos em nossas casas.

Atualmente já existem empresas que optaram por investir em procedimentos técnicos que não necessitam de animais para garantir a segurança de seus produtos de higiene e beleza e é isto que o selo “Cruelty Free” atesta.

Mas o que é o Cruelty Free ou traduzindo livremente “Livre de Crueldade”?

Cruelty-free é um termo geral que descreve uma atividade que não requer a morte ou dano de qualquer humano ou animal para que uma atividade ocorra. É muito utilizado pelos movimentos dos direitos dos animais para descrever produtos manufaturados sem o uso de cobaias animais.

O termo foi utilizado pela primeira vez por Lady Dowding, que persuadiu os fabricantes de peles sintéticas a usar o rótulo “Beauty Without Cruelty” ou “Beleza sem crueldade”.

E como nos engajarmos para que esta idéia continue se propagando?

O site da Crelty Free International possui muitas informações para quem pesquisa sobre o assunto. Abaixo listamos algumas dicas que podem ajuda-lo:

  • Na hora de se dicidir pela compra de um produto, leve sempre em consideração aquele que não efetua testes em animais;
  • Entre em contato com a empresa que fabrica suas marcas favoritas de cosméticos e cobre ou questione sobre testes com animais;
  • Verifique se o produto que você está comprando possui o selo Cruelty Free;
  • Divulgue a idéia para seus amigos e parentes.

O site da PEA http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm traz uma lista atualizada de empresas que não realizam testes em animais.

Agora que temos a informação, vamos à ação!

Referência(s)

http://www.crueltyfreeinternational.org

http://en.wikipedia.org/wiki/Cruelty-free

Autor(a)

Contato



Veja Também