Transition Towns: Você já ouviu falar?

Conheça o Transition Towns o movimento que está mudando a vida das pessoas no mundo inteiro.

Foi por acaso, numa revista que também encontrei ao acaso (será?) deixada pra trás em cima do banco do metrô, que li pela primeira vez este termo: Transition Towns.

Transition Towns trata-se de um movimento criado por Rob Hopkins e que teve início na Inglaterra, mas que já conta com a participação de comunidades de dezenas de países. O objetivo é fazer a diferença no modo de viver atual, trazendo mudanças a pequeno, médio e longo prazo, tanto para as pessoas e comunidades, quanto para o nosso amado planeta.

O projeto busca a simplicidade no modo de viver diminuindo o consumo e, consequentemente, a dependência e a infelicidade trazidos por ele quando em excesso: nocivos para nós mesmos e para a Terra. Devolve-se e estimula-se a amorosidade, a paz entre as pessoas e os sentimentos de coletividade.

Além disto, o projeto visa tornar as pessoas menos vulneráveis a problemas econômicos, ambientais e energéticos e procura “fugir” das grandes corporações por meio do incentivo a produção local e as trocas.

O movimento já criou moeda virtual, comércio comunitário e até uma usina de energia solar.

Um detalhe bem interessante é que o Brasil tem destaque na página oficial do projeto, pois nossa experiência é um pouco diferente dos demais países, pois nossa matriz energética principal não é o petróleo ou carvão, mas sim as hidrelétricas. Nossos desafios estão mais ligados a acesso a saúde e educação de qualidade, preservação da biodiversidade e igualdade de oportunidades entre as pessoas e classes sociais.

Segundo o site internacional do projeto existem comunidades Transation Towns em São Paulo, (Granja Viana, Vila Mariana e Brasilândia), João Pessoa e iniciativas em Salvador, Recife, Santa Teresa, Grajaú e no Rio de Janeiro (Petrópolis e Teresópolis).

Quem de nós já não teve uma boa experiência em trabalho ou vivência em grupo que trouxe ganhos emocionais para todos?

Conheça mais sobre o Transition Towns assistindo o video abaixo ou pelos links disponíveis nas referências.

Referência(s)

Página do projeto

http://www.transitionnetwork.org


Página do projeto no Brasil

http://transitionbrasil.ning.com/

Autor(a)

Salete Monteiro Amador

Psicóloga formada pela PUC/SP, Pós graduada em Saúde Coletiva pela FUNDAP. É Terapeuta e Supervisora de Terapia Comunitária. Editora do Site Ser Melhor e Assessora Técnica em Saúde Pública.

Contato

salete_psi@yahoo.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Veja Também