O Podcast e a reinvenção da comunicação pela voz

A podosfera brasileira possui mais de 700 diferentes programas
A podosfera brasileira possui mais de 700 diferentes programas

O que é Podcast? Como escutar? Quais programas valem a pena? Conheça uma nova maneira de entreter e informar-se!

A Internet, com justiça, é vista como um território onde todos podem expressar suas opiniões. Estão aí as redes sociais, blogs e sites independentes - e os comentaristas de portal - para provarem isso. No meio de toda essa revolução surgiu o Podcast.

Eu, como fã absoluto da Internet - pois trabalho, estudo e divirto-me através dela - apaixonei-me pela mídia Podcast há alguns anos e gostaria de compartilhar um pouco desta experiência com os leitores. Após tanto tempo finalmente sinto-me mais amadurecido como ouvinte para dar algumas dicas, além do que os programas e as comunidades evoluíram de maneira expressiva. Quem sabe você também não se torna um fã?

Minha história com esta mídia começou em meados de 2009 quando um amigo apresentou-me o Jovem Nerd, hoje o maior Podcast da 'podosfera' (grupo de pessoas que produzem podcast) brasileira. Na época ouvi um programa sobre Isaac Asimov e logo tornei-me fã. Hoje, passados 6 anos, tenho em minha lista mais de vinte Podcasts que ouço regularmente, sem contar os esporádicos.

Mas o que é, afinal, esta mídia que me faz arrancar tantos elogios?

O QUE É PODCAST ?

Se você quer ouvir uma piadinha de qualquer 'podcaster' (pessoa que produz um Podcast), seja ele sério ou não, esta é a pergunta ideal, afinal definir a mídia é fácil e difícil ao mesmo tempo.

Um podcast não difere em essência de uma música que você baixa ou escuta na Internet. Podcasts são distribuídos através de arquivos de áudio (geralmente um mp3) e são parecidos com um programa de rádio onde pessoas discutem temas, fazem entrevistas, piadas e etc., porém as dinâmicas podem ser bem diferentes das do rádio.

A diferença fundamental é que na rádio você escuta um determinado programa em um determinado horário através de um aparelho apropriado para isso (um rádio ou equipamento de som como um receiver). Se você perder o horário do programa dificilmente conseguirá escuta-lo novamente. Já para escutar um Podcast basta baixar o arquivo de áudio da Internet e ouvir o programa quando quiser, a hora que quiser e quantas vezes quiser. Para isso basta usar seu computador, tablet ou smartphone.

Eu particularmente trabalho ouvindo podcasts, pois a minha atividade não requer atender clientes ou falar com muitas pessoas durante o dia. Geralmente fico em minha mesa tranquilo. Assim ouvir os programas para mim é comum. Muitas pessoas gostam de ouvir em seus smartphones indo para o trabalho no ônibus ou fazendo exercícios, outros colocam os programas em um pendrive para ouvir no som do carro enquanto estão no trânsito.

Cada um encontra a melhor hora e maneira para ouvi-los e você pode encontrar a que lhe agrada mais.

MAS O QUE EXATAMENTE EU VOU ESCUTAR?

Você perceberá que alguns podcasts possuem uma dinâmica muito parecida com o rádio ou mesmo TV enquanto outros são completamente diferentes, tanto em estrutura das pautas quanto na edição e formatação. Aliás algumas edições são verdadeiras viagens com excelente qualidade técnica e efeitos.

Outro diferencial são os assuntos. Com certeza você não ouvirá nada do que se discute em Podcasts na rádio ou na TV, pois o seu caráter mais livre faz com que os programas, muitas vezes, aprofundem-se em assuntos de maneira que não seria possível na grande mídia, seja por interesses econômicos, políticos ou outros.

Exemplos de assuntos abordados são: filmes/cinema, séries, HQ, música, humor, tecnologia, polêmica, notícias, universo Nerd/Geek, leis, ciência, curiosidades, história, variedades, mistério, religião e assim por diante.

Seria impensável fazer uma lista completa de tudo que existe (mesmo porque existe muita porcaria também!) e por isso selecionei alguns assuntos e podcasts que acredito poderão despertar a curiosidade dos leitores.

COMO OUVIR?

Nada mais fácil!

São várias as maneiras. Você pode acessar os sites dos programas diretamente e ouvi-los, bastando clicar no botão ou link disponibilizado. Você pode utilizar aplicativos para smartphone, tablet ou mesmo baixar o áudio em um pendrive ou no celular para ouvi-lo mais tarde.

Alguns aplicativos úteis (mas não obrigatórios) para ouvir os programas são:

RECOMENDAÇÕES

Talvez para aqueles que já conhecem a mídia e costumam escuta-la com regularidade algumas de minhas recomendações (ou a falta delas) poderão soar estranhas. Meu objetivo, no entanto, não é necessariamente apresentar 'os mais famosos' podcasts, mas sim uma seleção que acredito que você vai apreciar.

Você poderá explorar mais canais, além dos que indico, fazendo uma pesquisa no Google ou através dos próprios aplicativos que citei anteriormente.

Vamos às recomendações:

Na Porteira Podcast

Na Porteira Podcast: Variedades, curiosidades e muita informação. cada programa é dedicado a um tema específico.

Programa recomendado: 54 - Manual Básico de Astronomia



Segurança Legal Podcast

Segurança Legal: Para os profissionais da área de TI ou curiosos que desejam saber mais sobre os perigos da Internet e redes, como proteger a si mesmo e aos dados de sua empresa, além de questões legais.

Programa recomendado: 53 - O antivirus realmente está morto?



Mamilos Podcast

Mamilos: A ideia do programa é trazer para discussão mais séria e equilibrada aqueles assuntos polêmicos que aparecem na mídia e que geralmente atraem tanto os famosos comentaristas de portal.

Programa recomendado: Mamilos 11 - Parto Normal



Dragões de garagem Podcast

Dragões de garagem: Explica a ciência de uma maneira menos técnica.

Programa recomendado: 35 História da Matemática



30 Minutos

30 minutos: Podcast dedicado à literatura. Um atrativo especial são as discussões homéricas que ocorrem por causa dos gostos literários particulares de cada membro da equipe.

Programa recomendado: 57 - Escritores essenciais da literatura brasileira



LexCast

LexCast: Dedicado a traduzir o 'juridiquez' para o nosso cotidiano.

Programa recomendado: Maioridade Penal



Scicast

Scicast: Podcast de ciência com uma linguagem que qualquer um pode entender.

Programa recomendado: 43 - As poderosas forças da física



Jovem Nerd Empreendedorismo

Nerdcast Empreendedorismo: Série de programas do famoso Nerdcast dedicado exclusivamente para pessoas que desejam tornar-se empreendedoras.

Programa recomendado: 1 - O valor de uma ideia



Escriba Café

Escriba Café: Se você quer saber qual é o limite atual da qualidade de áudio e edição do podcast brasileiro o Escriba Café é a dica. Além da espetacular edição o conteúdo não deixa por menos.

Programa recomendado: Leonardo da Vinci



Além das recomendações acima nós do Ser Melhor nos arriscamos e fizemos dois programas para testar a mídia.

CONCLUSÕES E COMENTÁRIOS

O Podcast tornou-se uma de minhas principais fontes de conhecimento e entretenimento. Para mim é muito prático ouvir os programas, ao invés de ler um texto com o mesmo conteúdo pois, além da ligação afetiva que a voz traz, enquanto os escuto também posso trabalhar, cuidar de minha filha, lavar a louça ou fazer uma atividade repetitiva qualquer.

Por ser tão flexível e informativo o Podcast tornou-se uma necessidade para o meu dia a dia. Espero que você, leitor, também encontre prazer, diversão e conhecimento.

Se você também tem uma recomendação de Podcast coloque nos comentários!

Autor(a)

Daniel Pereira

Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Também frequentou o curso de Introdução a Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua na área de tecnologia e web desenvolvendo soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais. Atualmente atua para um grande portal de notícias.

Contato

danielusp@bol.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Veja Também