Tutorial para a vida

Equilíbrio, reflexão e dedicação
Equilíbrio, reflexão e dedicação

Reflexão, equilíbrio e dedicação. Um caminho difícil porém possível no texto de Raissa Nunes

Ao longo da vida muitas vezes nos perguntamos qual o significado de tudo? Dos pequenos detalhes, da rotina, dos sonhos, dos amores, dos desejos? Geralmente as crianças fazem estas perguntas que nós adultos ainda não refletimos, ou não conseguimos responder com exatidão.

E os dias se passam e as dúvidas persistem, estão no cotidiano, e em muitas ocasiões dormem e acordam conosco, visitam nosso sono. Elas nos inquietam, pressionam e por final tiram nossa paz por instantes. Hoje, o futuro, o amanhã é algo que atormenta as mentes de vários pais e filhos. Vivemos em mundo de incertezas, isso afeta as relações pessoais e profissionais, bem como, no lar, na escola, no trabalho, na faculdade, ou até mesmo na balada. Muitos procuram refúgios na religião, seja com viagens, ou no consumo desacerbado de bens materiais, em vícios. Pretendemos preencher estes vazios, na mesma velocidade que a informação é espraiada pelas mídias.

Sonhamos muito! Criamos expectativas, projetamos uma 'felicidade' para o dia seguinte, que talvez por inúmeras questões e fatores não se concretize, daí culpamos o mundo e nossa sombra, porém deixamos de refletir! Falta reflexão. Sim, deixamos de refletir o processo de tudo, para que de fato descubra-se de onde vem o erro. O que é difícil de acreditar é que existem coisas que não são pra nós, é simples! E o que pode se levar dos problemas, é a sabedoria para enfrentá-los. A melhor maneira de corrigi-los, e de encontrar naquele NÃO um novo recomeço. Tudo pode ser agregado na mala da vida, o aprendizado é algo que conta de forma incalculável, pois, nos prepara para as batalhas com a Gaia de todos.

Assim, precisamos nos decidir pela jornada que queremos? Escolhas definem o amanhã, por isso devemos ter imenso cuidado com as emoções e a razão, ambas nos levam a lugares distintos. Então foque no equilíbrio. As promoções, as oportunidades devem se tornar objetivos, e para agarra-las o seu espírito tem de estar em paz, disciplinado e certo do que quer. Pense na vida como um grande concurso, em tudo quer ser, ou se tornar, se for fazer: faça como se fosse o primeiro, o melhor! Dedique-se ao máximo, a DEDICAÇÃO, é algo que diminui os obstáculos.

O medo é algo presente, o aceite e o abandone quando for cogente. Porque para se tornar o homem dos teus sonhos, os riscos são pontuais, e é certo que se prologaram para o resto dos teus dias. A coragem está em encarar os desafios de maneira reflexiva.

Autor(a)

Raissa Oliveira Nunes

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Atualmente é Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Instituto de Geociências.

Contato

raissaoliveiranunes@yahoo.com.br


Veja Também