Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

A mágica da arrumação & Isso me traz alegria - Marie Kondo

Dois livros que revolucionaram a maneira de organizar lares e melhorar nossa qualidade de vida

Em 2015, a japonesa Marie Kondo, lançou o livro "A mágica da arrumação", que propõe um método inédito de arrumação que ficou famoso mundo afora.

Este método chama-se KonMari e propõe uma sequência para a organização dos objetos: inicia-se pelas roupas e por último ficam os objetos de maior valor sentimental como fotos e cartas. Mas sua principal revolução é o valor do afeto na tomada das decisões sobre o que deve ser guardado ou não. A pergunta básica é: este objeto me proporciona alegria? Se sim, deve permanece, caso contrário deve ser descartado.

Ela encontrou semelhanças com o seu método com o Feng Shui e outras filosofias orientais.

Capa azul e vermelha com formato de escamas
"A mágica da arrumação" de Marie Kondo, Ed. Sextante

A autora acredita que um lar construído com objetos que amamos revoluciona a nossa vida. Os objetos são vistos como seres que influenciam o nosso cotidiano e merecem ser tratados com cuidado e respeito.

O livro é muito interessante, é um método viável de ser concretizado. Senti falta de instruções sobre a forma de dobrar e armazenar as roupas, pois ela costuma deixa-las em pé. Mas isto é solucionado e detalhado em seu segundo livro.

Em "Isso me traz alegria", a autora sintetiza os passos de organização descritos no primeiro livro e traz desenhos e esquemas detalhados que ilustram como dobrar e organizar os objetos, incluindo os de coleção e hobbies. Há formas bastante inovadoras de se guardar uma coleção como, por exemplo, enquadrá-las ou no caso de organizar suas bijouterias, por exemplo, estas poem ser colocadas de forma harmoniosa como uma linda vitrine para você mesma.

Capa do livro azul com gotas estilizadas
"Isso me traz alegria" de Marie Kondo, Ed. Sextante

Ambos os livros são interessantes e um complementa o outro. Você pode ler o livro na sequência ou utilizar partes específicas.

Estar rodeado pelo que amamos e nos traz alegria com certeza reflete positivamente em nossa vida e nos surpreendemos em como é possível organizar o nosso lar a partir do KonMari.