Ser Melhor

Ser Melhor

Conquiste a sua estrela



Espaço Ser Melhor

Nada é Mais Valioso Do Que o Seu Tempo

Numa época que vivemos uma rotina frenética e que não temos tempo pra nada, é bom repensarmos nossa relação com um dos nossos bens mais preciosos: o tempo.

Sempre fui fascinado pelo tempo. Afinal, todo mundo sabe o que é o tempo, mas ninguém consegue defini-lo com precisão. Os mais sensíveis conseguem senti-lo. Os mais sábios, aproveita-lo. Para os mais velhos, o tempo é uma memória. Para os jovens, o futuro. A maioria das pessoas, porém, costuma dizer que não têm tempo pra nada. O que elas querem dizer, na verdade, é que não sabem administra-lo, pois o tempo é um bem comum a todos. O que nos resta é termos uma relação harmoniosa com ele.

Alguns meses atrás, por exemplo, fui ao cinema assistir "Alice Através do Espelho". Dentre todas as cenas marcantes do filme, uma delas destacou-se. (Atenção para spoiler leve). No filme, há um personagem chamado "Tempo". Conforme o nome sugere, ele é ? de fato ? a personificação do próprio chronos. Então, em determinado momento do longa-metragem, Alice lhe pergunta ingenuamente:

"Posso ter um minuto do seu tempo?".

Eis que o Tempo lhe responde sorrindo, de forma jocosa:

"Eu sou o próprio tempo. Se eu lhe der um minuto, estarei lhe dando um pedaço de mim".

A resposta deste personagem me instigou a uma reflexão profunda: quando doamos nosso tempo a alguém, estamos, na verdade, doando um pedaço de nós mesmos; estamos doando uma fatia da nossa vida... E não há nada mais bonito e valioso do que doar a nossa vida a alguém.

Seja ouvindo a amiga reclamar de seu relacionamento conturbado, seja ensinado seu sobrinho a jogar futebol, seja ajudando sua irmã mais nova com o dever de casa, ou até mesmo ouvindo as histórias da sua avó pela quinquagésima vez: você está doando um pedaço de você. E isso é mágico!

Nem sempre as pessoas querem presentes caros, festas e viagens. Muitas vezes, o que alguém mais precisa é que você a chame no bate-papo para conversar e perguntar como ela está; que vá a casa dela e diga: "hey, te trouxe um vinho e um abraço apertado".

Esses pequenos momentos que compartilhamos o nosso tão precioso e estimado tempo com alguém que amamos é que fazem a vida valer a pena. Porque, no fim das contas, quando nosso prazo de validade na terra estiver expirando, tudo que nos restará são memórias. E memórias nada mais são do que fragmentos de tempo.



Veja Também

Escolhendo o seu candidato. Que critérios seguir ?

Votar é muito mais que apertar um botão. Mas como decidir pela escolha de um candidato? Procuro listar alguns tópicos que acredito serem importantes para esta decisão.

De quanta informação realmente precisamos?

Que atitudes podemos tomar em nossas vidas para que a sociedade da informação não nos engula? Esta pergunta foi feita para psicólogos pelo site Ser Melhor e suas respostas podem ser lidas neste artigo.