Uma história especial

A autora e suas obras
A autora e suas obras

A Menina do Cabelo Roxo, aquela que mudou a vida de outra menina. Léia Cassol, escritora de livros infantis, fez com que me apaixonasse pela leitura e é por este motivo que escrevo, para agradecer e mostrar a todos o poder e a paixão que existem nos livros

Roxo é uma cor atrativa, mas isso não é somente o que chama atenção nela. Nela quem? Sim, ela, a Menina do Cabelo Roxo, Léia Cassol. Uma escritora Paranaense, mas gaúcha e Porto Alegrense de coração. Escritora e contadora de histórias, com mais de 30 livros publicados para área infantil e infanto-juvenil, escritos sempre com um toque histórico brasileiro que gosta de introduzir em suas histórias. Isso faz com que, de maneira lúdica e prazerosa, seja transmitido muito mais que o libertar da imaginação... seja transmitido também um conhecimento que jamais se apagará para quem lê seus incríveis livros. É complicado tentar descrevê-la, ou tentar elencar apenas alguns adjetivos, pois ela é um conjunto de maravilhas. Com seu coração grandioso e sua forma única de contar histórias encanta a todos, inclusive "os grandes".

Desta vez, quem contará uma história serei eu, mas a protagonista principal é a nossa especial Léia Cassol. Imaginem alguém que algumas vezes ouvira falar da espetacular Léia Cassol? Esse alguém passou a conhecê-la no exato momento em que, em mãos, estava com o livro A Bela Baratinha para contar aos seus alunos. Fez-se inúmeras "artes" com a história, até uma belo teatro foi organizado. Mas ainda, ninguém a conhecia pessoalmente. Até que então, o grande dia, o grande encontro chegou, afinal, era a Feira do Livro de Torres e não poderia faltar o encontro com o autor. E quando aquele Cabelo Roxo despontou no palco, todos os olhares se fixaram em um único alvo. Não havia ninguém que não estivesse com os olhos brilhando e o coração pulando a mais de mil, inclusive o do "alguém" de nossa história. A tarde foi repleta de cantorias, mexes e remexes, suspiros amorosos e muita risada. Uma tarde disputada para fotos e autógrafos. Infelizmente, um momento não dura para sempre e o encontro, com o passar das horas, ia dizendo adeus…

Pensa que acabou? Te lembras do "alguém" de nossa história, descontente com o fim do dia disputado e com uma enorme bagagem de carinho que floresceu, passou a pesquisar, procurar incessantemente, até que então, através da Internet, conseguiu entrar em contato com a belíssima autora para dizer o quanto amou tudo, o quanto ficou encantado, o quanto ela é importante para todos, pois seu jeito único e especial desperta sentimentos que ficam escondidos no coração, com ela, eles desabrocham e as pessoas ficam felizes, com a alma leve…

Realmente, ela tem um coração angelical, pois atenciosamente respondeu fazendo um convite irrecusável para visitá-la em Porto Alegre, na 60º Feira do Livro. Foi um encontro inesquecível para o nosso "alguém", com direito a almoço na companhia dela... um dia indescritível…

Digo, foi a melhor experiência que já tive e um dia muito, muito especial... porque toda a história aconteceu comigo! Além de que, por toda sua maneira de ser, fez-me brotar um gosto ainda maior pela leitura, incentivou-me mais a ler, a descobrir mundos e a ouvir histórias sentindo-as com o coração. Quem a conhece sabe da certeza de minhas palavras. E assim como eu, a partir do momento que foram ou forem encantados por essa autora, irão amá-la imensamente.

À noite, quando relembro tudo, escorregam gotinhas de amor dos meus olhos ao pensar como ela foi atenciosa, o quanto o seu jeito me tocou a alma e quanto de carinho podemos ter por alguém que pouco conhecemos.

Léia Cassol, ainda não descobri uma maneira de te agradecer por tudo! Apenas encontrei uma maneira viável de poder te dizer o quanto és especial para mim. Faltam-me palavras para redigir, pois a admiração é enorme... só sei que és uma pessoa iluminada e abençoada por conseguir, a cada dia, fazer as pessoas se encantarem, deixá-las com olhares brilhantes e com muito amor no coração, assim como eu!

Assim como em tua história "A Menina do Cabelo Roxo no Reino de Walachay" veio através de um sonho, tudo isso também veio!

Obrigada! Tua admiradora.

Autor(a)

Larissa Guimarães

Professora da Educação Infantil e Anos Iniciais

Contato

larissaguimaraes-@hotmail.com


Veja Também

As dúvidas das crianças sobre sexualidade devem ser esclarecidas?

É de grande importância que as dúvidas dos filhos relacionadas às questões sexuais sejam esclarecidas pelos pais, já que este esclarecimento é importante para um desenvolvimento saudável: a verdade sempre mostra o respeito para com o outro. As dúvidas devem ser esclarecidas a medida que aparecem com transparência, respeito e sinceridade. Esse esclarecimento pode ocorrer através dos pais e também por meio da escola, através de trabalhos como orientação sexual.