Hábitos de inverno

Com a chegada dos dias mais frios, vamos alterando nossos hábitos, nos recolhendo e comendo mais, no final do inverno muita gente reclama dos quilos que ganhou e culpa a estação, quando na verdade foram seus hábitos que a fizeram ganhar peso extra.

O inverno propriamente dito, de acordo com a calendário, ainda não começou. Entretanto, tivemos nas últimas semanas, dias típicos de inverno, sendo necessário recorrer aquele agasalho guardado, ou até mesmo correr para comprar algo mais quentinho, em especial para as crianças.

Durante a época mais fria do ano nossos hábitos mudam. Diminuem as pessoas nas ruas, parece que a cidade começa a hibernar. Os programas se tornam mais caseiros e tem-se a tendência de diminuir as atividades.

Neste período muitas pessoas preferem ficar no aconchego do lar, vendo televisão, conversando com familiares e amigos, ou simplesmente se aquecendo.

Nosso organismo também se altera, adaptando-se ao novo clima. Requer uma quantidade maior de alimentos para prover o aquecimento do corpo e não raro “quer” fazer uma reserva de gordura, igualmente para proteger o indivíduo do frio.

A inatividade típica deste período, somada a necessidade orgânica de maior consumo de alimentos favorecendo o apetite, normalmente resultam em quilos extras, quando seria exatamente a época ideal para perder peso, considerando a maior demanda de energia do organismo que contribuiria para isso.

Para manutenção de nosso peso é importante uma alimentação balanceada, diversificada e em horários previamente estabelecidos, além disso, a atividade física é ideal para aquecer e espantar a preguiça que está querendo se instalar.

Claro que tudo com bom senso, atividade física com acompanhamento profissional e alimentação sem carências de nutrientes, incluindo as gorduras que em pequenas quantidades são úteis ao organismo humano, em especial para o transporte das vitaminas A, K, E e D.

Uma boa dica para a alimentação diferenciada de inverno é a utilização de legumes e verduras nas preparações juntamente com os cereais integrais que transmitem a sensação de saciedade e reduzem o impulso por alimentos tido como petiscos. Também é possível utilizar bebidas quentes como o chá de ervas e o café, evitando, assim, chocolates quentes e bebidas alcoólicas que trazem consigo outros problemas orgânicos. Lembrando que mesmo com a menor apetência para água, é necessário continuar ingerindo líquidos, mesmo que seja sob a forma de chás quentes, uma vez que estes hidratam o organismo, mantém o equilíbrio e ajudam no tratamento das gripes e resfriados, tão comuns nesta época do ano.

Então, neste inverno, vamos alterar nossos hábitos e viver de maneira mais saudável, curtindo as pessoas que amamos no conforto do lar, mas sem abrir mão dos bons hábitos. Vamos nos mexer mais, comer de forma regrada e evitar alimentos excessivamente calóricos. Desta forma haverá menos motivos para nos preocuparmos com o ganho de peso extra.

Autor(a)

Claudete Likes Penteado

Bacharel em Economia Doméstica pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

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