Descubra-se!

Viva a sua sexualidade e seja muito feliz! Não há modelos certos ou errados. Brinque e Invente!

A Sexualidade envolve tudo aquilo que nos dá prazer na vida, ou seja, o que nos proporciona satisfação, alegria e bem-estar: andar de bicicleta, dormir, viajar, namorar, dentre muitos outros.

VOCÊ JÁ PENSOU? QUE COISAS VOCÊ FAZ QUE TE DÃO PRAZER?

O termo sexualidade é mais amplo que sexo e está presente em toda a nossa vida. O sexo também tem haver com sexualidade, na medida em que este envolva prazer, ou seja, prazer que sentimos em toques, carícias, mais direcionados aos nossos órgãos sexuais. Mas até mesmo no sexo vivemos a sexualidade, pois o prazer vai muito além das partes genitais, já que o nosso desejo sexual pode ser despertado de várias modos: através de olhares, toques, cheiros, ouvir alguém dizer que gosta de nós, através de sonhos, fantasias, etc. Fazer amor, transar ou fazer sexo, não importa o nome que se dê, é agradável e dá prazer.

EDUCAÇÃO REPRESSIVA

Alguns de nós recebeu uma educação rígida e aprendeu que fazer sexo era uma coisa suja e feia, que deveria servir só para ter filhos e não para se ter prazer.

SEXO É CARINHO

Porém com a experiência e vivência afetiva na vida notamos que sexo também é carinho e emoção. São vários sentimentos juntos, que se manifestam de várias maneiras: acariciando o nosso corpo, trocando carícias com outras pessoas, dando um beijo, fazendo amor... As pessoas gostam de vários carinhos. E isto não tem nada de feio ou sujo.

VOCÊ JÁ PENSOU? E VOCÊ, QUE CARINHOS PREFERE?

NOSSO DESEJO SEXUAL TEM RELAÇÃO COM NOSSOS SENTIMENTOS

Nem sempre nós, homens e mulheres, sentimos desejo ou prazer, principalmente quando estamos cansados por ter trabalhado muito ou quando não temos privacidade. Também não temos desejo sexual quando estamos muito preocupados com questões financeiras, com filhos, saúde ou emprego, ou ainda se estamos com algum problema emocional. Assim, nossa sexualidade é influenciada pelos nossos sentimentos: se as coisas não estão bem na vida, fica difícil ir bem na cama.

VOCÊ JÁ PENSOU? VOCÊ TEM VONTADE DE FAZER AMOR SE ESTÁ COM RAIVA OU COM MÁGOA DE SEU PARCEIRO OU DE SUA PARCEIRA?

SITUAÇÕES QUE DIFICULTAM O PRAZER

Outras vezes as coisas até estão boas, mas mesmo assim a mulher pode não ter prazer. Às vezes isso acontece porque o homem não sabe como agradar e a mulher fica com vergonha de falar ou mostrar as formas e toques que mais gosta. O homem também algumas vezes não consegue ter prazer ou não consegue ter ereção. Isto pode ser cansaço ou preocupação. Pode ter bebido muito, tomado calmante ou remédio para baixar a pressão.

DESCOBRINDO O QUE NOS DÁ MAIS PRAZER

É com o tempo e a experiência que vamos descobrindo o jeito que mais gostamos de transar. Acariciar nosso corpo é também uma forma de descobrirmos as áreas mais sensíveis, que mais nos agradam e dão mais prazer.

A MASTURBAÇÃO

A masturbação não é uma forma de substituir o parceiro; é algo natural, diferente da relação sexual: não é melhor e nem pior.

INVENTE O SEU JEITO DE FAZER AMOR

"Transar é como dançar. Se cada um dança num ritmo, ou se só um leva, não dá certo. Pra entrar no ritmo os dois precisam se entender, falar do que gostam, como gostam, quando gostam. Se a mulher tem vontade, também pode tirar o parceiro para dançar, inventar jeitos diferentes de fazer carinho. Por que não?"

Referência(s)

Ministério da Saúde - DINSAMI. Folheto Muito Prazer da Série Esse sexo é nosso.

Autor(a)

Salete Monteiro Amador

Psicóloga formada pela PUC/SP, Pós graduada em Saúde Coletiva pela FUNDAP. É Terapeuta e Supervisora de Terapia Comunitária. Editora do Site Ser Melhor e Assessora Técnica em Saúde Pública.

Contato

salete_psi@yahoo.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Adquira pela Saraiva:

Veja Também