Como você lida com a timidez?

A timidez é um grande obstáculo para algumas pessoas, ela pode atrapalhar na maior parte da vida se não for controlada e trabalhada desde o início.

A timidez é um grande obstáculo para algumas pessoas, ela pode atrapalhar na maior parte da vida se não for controlada e trabalhada desde o início.

Um exemplo são os jovens que estão em faculdades, alguns deles tem se deixado dominar pelo medo de sofrer constrangimento por expor suas opiniões em determinados assuntos ou por pensar que irá falar algo de errado.

Se você se encontra nessa situação está mais do que na hora de mudar, não deixe que a timidez te prejudique.

As pessoas hoje em dia, inclusive seus colegas de classe na faculdade não se preocupam com que você vai falar ou com a sua opinião, estamos em uma época de individualismo e cada um está tão preocupado consigo mesmo que não consegue prestar atenção e nem enxergar as pessoas que estão em sua volta, não dando a devida importância.

Não tenha medo de se expressar, de falar e de errar, pois faz parte do aprendizado, é melhor errar enquanto se ainda está na faculdade do que errar quando já é um profissional formado, ai se torna mais complicado, pois no mercado de trabalho hoje é inadmissível falhas e o profissional que comete erros acaba sendo deixado de lado, ou seja, como diz a velha frase (Aquele que pergunta é tolo por cinco minutos, mas aquele que não pergunta permanece tolo para sempre).

Quanto mais você se expressa, melhor será para evoluir, quando chegar ao mercado de trabalho irá se tornar um profissional altamente competitivo, pois ao longo do tempo trabalhou todo esse processo dentro de si, não deixe de dar sua opinião em reuniões e debates em que tiver oportunidade de participar e não deixe também que o nervosismo te impeça de apresentar alguma ideia, aproveite as oportunidades, são elas que irão te fazer crescer.

Leia bastante e principalmente ouça bastante, dê sua opinião, isso pode contribuir com o enriquecimento do assunto abordado na sala de aula ou no trabalho.

Quando se vence a timidez muitas barreiras caem e se levanta um verdadeiro líder. E com o tempo você verá o quão satisfatório será ver o seu próprio crescimento.

Autor(a)

Renata de Souza Oliveira

Estudante do último ano do curso Superior em Administração de Empresas (2014). Moro na cidade de Jacareí – SP. https://pt-br.facebook.com/renatinha3200

Contato

renatinha_3200@hotmail.com


Veja Também