Dicas para utilizar melhor a Wikipedia

Como utilizar a wikipedia
Como utilizar a wikipedia

Copiar e colar o que está na Wikipedia não vai resolver seus problemas, assim como crer cegamente no que está lá. Este artigo traz algumas dicas para utilizar melhor a Wikipedia de forma que seu trabalho não vire um pesadelo.

Em meu artigo anterior falei sobre o funcionamento da Wikipedia e um pouco de sua história, bem como a de seu principal fundador.

Neste artigo listo algumas dicas para que você possa utilizá-la de uma maneira melhor, lembrando que você não precisa obrigatoriamente seguir todas, porém quanto mais, melhor:

  • Nunca confie cegamente nas informações. Você deve sempre usar o discernimento e a pesquisa das fontes, a fim de decidir se o que esta escrito é coerente;

  • Trabalhos e pesquisas de qualidade geralmente possuem não apenas uma, mas várias referências. Não consulte apenas a Wikipedia, procure outras fontes de informação, confronte dados e tire conclusões baseadas no conhecimento que você adquiriu;

  • Se não puder confirmar uma informação NÃO A UTILIZE. Não pense que ninguém vai procurar saber se o que você afirmou é verdadeiro;

  • Não seja preguiçoso. A preguiça será, com certeza, seu pior inimigo;

  • Nunca copie e cole um artigo em seu trabalho ou estudo. Você deve LER o material que está utilizando para verificar se ele é minimamente coerente. Ao copiar e colar um artigo podemos incorrer em dois problemas: o primeiro é colocar em nosso trabalho ou pesquisa algum absurdo escondido no texto, informações evidentemente incorretas; a segunda é que simplesmente copiar e colar a informação permite facilmente a qualquer pessoa detectar que seu trabalho foi “chupinhado”, o que, com certeza, não será nada bom para você.

  • Preste atenção nos alertas no início dos artigos. Eles dão boas indicações sobre o texto ser tendencioso, incompleto, ter poucas ou nenhuma referência, etc.

  • Verifique se existem referências bibliográficas no artigo. Se não houver redobre seu cuidado.

  • Caso as referências existam consulte-as (elas são citadas no final do artigo) e certifique-se de que as mesmas sejam de fontes confiáveis.

  • Procure utilizá-la como uma primeira referência e não como a ÚNICA. Ela deve ser seu ponto de partida para conhecer o mínimo sobre um assunto para que depois você possa prosseguir com sua pesquisa.

  • Em todo verbete existe uma aba ou link “Discussão” na parte superior da página. Clicando neste link você verá o que as pessoas estão falando sobre o verbete. Isto pode ser muito útil, pois lhe dá a noção se a página está bem avaliada, se as pessoas tem muitos pontos negativos ou positivos sobre o conteúdo daquele verbete, etc.

  • Compare um mesmo artigo em dois ou mais idiomas. Sempre que possível dê preferência pelos em inglês, pois é a língua que mais possui artigos, geralmente os melhores e os mais completos (apesar do que já encontrei assuntos de interesse geral para qualquer nacionalidade com conteúdo melhor em português do que em Inglês).

  • Na versão em português existe no final de cada artigo uma caixa “Avaliar este artigo”, onde você pode dar sua opinião clicando de uma a cinco estrelas para itens como “Credibilidade”, “Imparcialidade”, “Profundidade” e  “Redação”. Não é necessário se cadastrar para votar. Além de votar você também pode ver as avaliações das pessoas clicando no link “Ver Avaliações”. Este é mais um instrumento para verificar a qualidade do que você encontra na enciclopédia.

  • Tenha em mente que a evolução e qualidade da enciclopédia depende dos usuários, ou seja, de você. Não dê uma de espertinho, vandalizando artigos ou colocando informações tendenciosas. Se não tiver certeza de algo NÃO COLOQUE. Querer dar uma de espertinho é a maior “babaquice” que alguém pode fazer.

Não vou colocar este último item como uma “dica de boa utilização”, mas sim como uma “dica para facilitar sua vida”. Você pode instalar o aplicativo “Wapédia – Wiki Móvel” para Android (https://play.google.com/store/apps/details?id=org.wikipedia&hl=pt_BR) e IOS (https://itunes.apple.com/pt/app/wapedia-wiki-movel/id294507263?mt=8) e ter acesso muito mais facilmente à enciclopédia.

Além das dicas acima, temos que alertar os leitores no sentido de que alguns assuntos tendem a ser mais “sensíveis” do que outros na Wikipedia.

Se você é um programador, por exemplo, e esqueceu a sintaxe de algum comando a Wikipedia pode ser uma boa fonte de consulta, pois ao encontrar a informação você pode testá-la imediatamente (claro que estou considerando que este programador sabe minimamente quais comandos poderão trazer problemas como, por exemplo, apagar arquivos e etc) e verificar sua autenticidade.

Os maiores problemas podem estar nas biografias, fatos históricos e dentre outros, já que muitas vezes figuras públicas podem gerar grande comoção popular, atraindo pessoas dispostas a extravasar rancores e mágoas na edição de um verbete na Wikipedia.

Desta forma biografias, fatos históricos e similares, por serem mais difíceis de validar e suscetíveis a controvérsias, até pela falta de documentos, devem ser mais cuidadosamente consultados.

OUTROS PROJETOS

outros projetos

Mas a Wikipedia não é apenas a “Wikipedia”, ela é um projeto ainda mais amplo chamado Wikimedia, que agrega inúmeros outros projetos.

http://www.wikimedia.org/

Segundo a Wikimedia: “Wikimedia é um movimento global cuja missão é trazer conteúdo educacional gratuito para o mundo todo.”

Este grande agregador de projetos inclui, além da Wikipedia:

Wiktionary: Dicionário Livre http://www.wiktionary.org/

Wikiquote: Coleção de citações http://www.wikiquote.org/

Wikibooks: Livros didáticos gratuitos http://www.wikibooks.org/

Wikisource: Biblioteca Livre http://wikisource.org

Wikimedia Commons: Repositório de mídia compartilhada http://commons.wikimedia.org/wiki/Main_Page

Wikimedia: Dicionário de espécies http://species.wikimedia.org/wiki/Main_Page

E outros projetos. Visite http://www.wikimedia.org/ para conhecer melhor.

E você, tem alguma dica que deseje compartilhar? Então envie-nos.

Referência(s)

  • http://www.wikimedia.org/
  • http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2011/06/como-usar-o-wikipedia-saiba-mais-informacoes-sobre-o-site.html

Autor(a)

Daniel Pereira

Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Também frequentou o curso de Introdução a Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua na área de tecnologia e web desenvolvendo soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais. Atualmente atua para um grande portal de notícias.

Contato

danielusp@bol.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Veja Também