Obesidade Infantil | As causas e as consequências do excesso de peso

O documentário 'Muito além do peso' aborda o problema da obesidade infantil e nos dá um choque de realidade. Como nossas crianças estão se alimentando mal e como elas já sofrem ou sofrerão com isto.

Erick sofre de pressão alta por causa de seu peso, Rebeca tem diabetes tipo 2 como consequência da obesidade, Luana teve que ser internada em decorrência de trombose e artrite causadas pelo sobrepeso. Estas histórias parecem comuns já que milhões de brasileiros sofrem destes mesmos males se não fosse por um detalhe: Erick tem 8 anos e Rebeca e Luana 11 anos.

Um terço das crianças brasileiras está acima do peso. Esta é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos, como depressão, diabetes e problemas cardiovasculares. Muito disto deve-se a qualidade e ao tipo de alimentação que nossas crianças recebem, todos os dias, seja na escola, em casa, ou em um inocente passeio.

Alimentos de baixa qualidade, mas com excesso de açúcar, gordura e sal são maciçamente vendidos travestidos com personagens infantís para atrair as crianças. Aliado a isto no problema da obesidade infantil estão questões emocionais, ansiedade, separação dos pais, descaso e desconhecimento.

Nos dias atuais comer uma fruta na escola pode chegar a impingir na criança o rótulo de 'pobreza' entre os demais, como se comer uma fruta fizesse alguém tornar-se pobre ou como se a pobreza fosse um defeito ou doença infecciosa. Os valores a respeito da alimentação estão invertidos e produtos industrializados são mais valorizados, através de campanhas publicitárias com investimentos pesados, que as frutas e alimentos mais saudáveis e com riqueza nutricional. Trata-se de uma disputa desigual já que as crianças e mesmo adultos estão sendo expostos cotidianamente a estas verdades e aos atrativos artificais desse tipo de alimentação.

O documentário 'Muito além do peso' aborda o problema da obesidade infantil, principalmente no território nacional, apresenta também opiniões de especialistas de outros países, representantes das escolas, membros do governo e responsáveis pela publicidade de alimentos. Indispensável para os pais que se preocupam com a saúde alimentar de seus filhos.

Muito Além do Peso (Way Beyond Weight, 2012) Obesidade, a maior epidemia infantil da história.

  • Direção: Estela Renner
  • Produção Executiva: Marcos Nisti
  • Direção de Produção: Juliana Borges
  • Fotografia: Renata Ursaia
  • Montagem: Jordana Berg
  • Trilha Sonora: Luiz Macedo
  • Site do projeto: http://www.muitoalemdopeso.com.br/

Comentários relacionados a este artigo