Quando vemos as inúmeras crises e guerras no Oriente Médio nos últimos anos podemos nos deixar seduzir pelo pensamento simplista de que tudo que acontece hoje é resultado exclusivo de situações atuais e questões locais. Porém quando começamos a estudar a história e as interações entre os diversos países e povos podemos ter uma melhor noção de como o mundo é composto por complexas e intrincadas relações. Tais situações não necessariamente se resolvem, elas podem perdurar por décadas, séculos, milênios.
Apoiado em extensa pesquisa, Alan Palmer refaz toda a trajetória do Império Otomano, um dos mais importantes e longevos impérios da História, que foi de 1299 a 1923 (final da Primeira Guerra Mundial) e todos os conflitos que estes séculos deixaram como herança para o mundo atual. O império espalhou-se e influenciou três grandes regiões: Leste Europeu, Oriente Médio e Norte da África comandado por uma longa linhagem de sultões sediados em Constantinopla (a atual Istambul).
Guerras, economia, traições, golpes e curiosidades compõe um espectro enorme deste império de base espiritual islâmica mas que tinha embaixo de suas asas inúmeros povos como cristãos, curdos, persas, etc.
Apesar do autor evitar tirar conclusões sobre o que "não deu certo" no império, que pode ser um conceito relativo e enganador, ler "Declínio e Queda do Império Otomano" é um passo a mais para compreender, através da história, o mundo em que vivemos.