Foto de Adam Coppola
Foto de Adam Coppola

13 cidades ao redor do mundo que estão banindo os carros das ruas

Exemplos de cidades que empregam políticas públicas e criatividade para diminuir a poluição e livrar as cidades dos engarrafamentos, tornando-as mais humanas


Urbanistas e autoridades ao redor do mundo estão a cada dia procurando novas formas de aumentar o espaço para pedestres e bicicletas e ao mesmo tempo diminuir a poluição vinda dos veículos.

Abaixo estão listadas 13 cidades ao redor do mundo que estão fortemente empenhadas em projetos de políticas públicas para a diminuição das emissões de CO2

Oslo, Noruega, implementará em 2019 a retirada de todos os carros de circulação

A capital da Noruega investirá pesado no transporte público e substituirá 56 km de ruas para carros por ciclovias.

Em Madri, Espanha, o banimento dos carros será ainda maior

Serão proibidos de circular carros de pessoas que não sejam moradores do centro da cidade. Além dos veículos dos moradores apenas carros elétricos, táxis e veículos de transporte público como ônibus serão permitidos.

Em Chengdu, China, as pessoas poderão chegar a qualquer lugar em 15 minutos ou menos

A cidade criou uma nova área residencial especialmente projetada de forma que é mais rápido e fácil caminhar do que dirigir.

Hamburgo, na Alemanha, está tornando a vida de quem não dirige mais fácil

Nas próximas duas décadas a cidade pretende reduzir a quantidade de carros, aumentando as áreas para pedestres e ciclistas.

As bicicletas continuam a mandar nas ruas em Copenhagen, Dinamarca

Atualmente metade da população de Copenhagen vai para o trabalho de bicicleta. Este esforço vem desde os anos 60 e hoje a cidade possui mais de 300 km de ciclovias e tem a menor taxa de carros da Europa.

Paris banirá carros a diesel e duplicará o número de ciclovias

Quando a cidade proibiu a circulação de metade dos carros por um dia a poluição na cidade francesa caiu 30%. Agora Paris quer retirar a circulação de carros do centro da cidade.

A prefeitura planeja também duplicar suas ciclovias e limitar a circulação de veículos a combustão em certas vias, permitindo apenas veículos elétricos até 2020.

Londres cobra uma taxa dos motoristas pelo trânsito na cidade

Assim como em Paris, Londres planeja banir carros a diesel até 2020. A cidade também cobra uma taxa para circulação de carros no período de pico.

Bruxelas, Bélgica, possui uma das maiores áreas livre de carros da Europa

Em 2002 a cidade lançou sua primeira semana da mobilidade que incentivava o transporte público. Todo mês de setembro durante um dia os carros são proibidos no centro da cidade. Também planeja banir carros movidos a diesel.

Berlim está construindo super vias para bicicletas

Em 2008 a capital alemã criou uma zona de baixas emissões, banindo todos os veículos a gás e diesel que falharam nos testes de emissão de poluentes.

Berlim também planeja construir super-ciclovias com pelo menos 4 metros de largura.

Cidade do México planeja retirar de circulação cerca de 2 milhões de carros do centro da cidade

Em Abril de 2016 a Cidade do México proibiu a circulação de carros no centro da cidade duas vezes por semana e em dois sábados por mês baseado nos números das placas.

Desde 1974 Bogotá, Colômbia, trabalha para retirar carros das ruas

Desde 1974 a cidade fecha cerca de 120 km de vias para carros uma vez por semana. Atualmente Bogotá possui mais de 320 km de ciclovias.

Em 2013 foi lançado também um programa de rodízio de carros parecido com o da cidade de São Paulo onde no horário de pico carros com certas placas são proibidos de circular.

São Francisco quer retirar carros de suas ruas mais movimentadas

Em 2017 a cidade anunciou planos de retirar carros de circulação e criar cerca de 3,5 km de ciclovias em áreas de comércio de rua. A cidade possui atualmente mais de 280 km de ciclovias

Nova York está diminuindo o tráfego de carros aos poucos

Enquanto a cidade ainda não possui um plano real de retirar carros das ruas a prefeitura está aumentando as áreas para pedestres, compartilhamento de bicicletas e opções de metrô e ônibus.

Áreas de grande circulação como Times Square, Herald Square, e Madison Square Park hoje são permitidas apenas para pedestres.

Referência: Business Insider - 13 cities that are starting to ban cars

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »