Imagem extraída de Vídeo - 360º Parque Solar Nova Olinda - YouTube
Imagem extraída de Vídeo - 360º Parque Solar Nova Olinda - YouTube

A maior usina solar do Brasil tem potencial para fornecer energia a mais de 1 milhão de pessoas

Inaugurado em 2017 no estado do Piauí o empreendimento ocupa uma área de 690 hectares no sertão e gera energia limpa para o país.


O potencial de geração de energia solar no Brasil é enorme. Segundo a Aneel e o Inpe o país possui uma taxa de Incidência Solar de 5,4 KW-h/m2 superior a países como Estados Unidos, Alemanha e China. Apesar disso esta forma de geração de energia ainda é pouco explorada com relação a estes mesmos países.

Porém aos poucos a energia solar ganha espaço no Brasil. Recentemente um evento na Poli-USP trouxe pesquisadores e estudantes para debater novas possibilidades técnicas de geração e distribuição de energia, inclusive colocando em pauta a produção e a venda de energia pelos próprios consumidores.

Um exemplo prático deste avanço está no estado do Piauí, a cerca de 530 km de distância de sua capital, Teresina. No município de Ribeira do Piauí foi inaugurado em 2017 o maior parque de geração solar do Brasil, o Parque Solar Nova Olinda que ocupa uma área de 690 hectares ( em torno de 700 campos de futebol ) e possui 930 mil painéis fotovoltaicos com capacidade instalada de 292 megawatts (MW), suficiente para fornecer energia a mais de 1 milhão de pessoas.

Vídeo da empresa de energia Enel, responsável pela usina Parque Solar Nova Olinda

Segundo a Enel, empresa responsável pela usina, são 350 mil toneladas a menos de CO2 emitidas na atmosfera. As perspectivas para o setor, assim como a energia eólica, são de expansão no Brasil contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional.

Referência: Exame - Brasil começa a aproveitar seu potencial de energia solar

Site da Enel

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »