Imagem extraída de Vídeo - 360º Parque Solar Nova Olinda - YouTube
Imagem extraída de Vídeo - 360º Parque Solar Nova Olinda - YouTube

A maior usina solar do Brasil tem potencial para fornecer energia a mais de 1 milhão de pessoas

Inaugurado em 2017 no estado do Piauí o empreendimento ocupa uma área de 690 hectares no sertão e gera energia limpa para o país.


O potencial de geração de energia solar no Brasil é enorme. Segundo a Aneel e o Inpe o país possui uma taxa de Incidência Solar de 5,4 KW-h/m2 superior a países como Estados Unidos, Alemanha e China. Apesar disso esta forma de geração de energia ainda é pouco explorada com relação a estes mesmos países.

Porém aos poucos a energia solar ganha espaço no Brasil. Recentemente um evento na Poli-USP trouxe pesquisadores e estudantes para debater novas possibilidades técnicas de geração e distribuição de energia, inclusive colocando em pauta a produção e a venda de energia pelos próprios consumidores.

Um exemplo prático deste avanço está no estado do Piauí, a cerca de 530 km de distância de sua capital, Teresina. No município de Ribeira do Piauí foi inaugurado em 2017 o maior parque de geração solar do Brasil, o Parque Solar Nova Olinda que ocupa uma área de 690 hectares ( em torno de 700 campos de futebol ) e possui 930 mil painéis fotovoltaicos com capacidade instalada de 292 megawatts (MW), suficiente para fornecer energia a mais de 1 milhão de pessoas.

Vídeo da empresa de energia Enel, responsável pela usina Parque Solar Nova Olinda

Segundo a Enel, empresa responsável pela usina, são 350 mil toneladas a menos de CO2 emitidas na atmosfera. As perspectivas para o setor, assim como a energia eólica, são de expansão no Brasil contribuindo para a diversificação da matriz energética nacional.

Referência: Exame - Brasil começa a aproveitar seu potencial de energia solar

Site da Enel

Mais notícias

Guerra por recursos naturais já representa 40% dos conflitos no mundo

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou o Conselho de Segurança sobre o fato.

View details »
Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah

Novo estudo indica que fungos podem ajudar no combate à poluição por plásticos

Novo estudo da Kew Botanical Gardens mostra que fungos podem "comer" plastico poliuretano, ajudando na degradação deste tipo de lixo que polui rios e oceanos

View details »