Coletânea sobre águas subterrâneas ajuda disseminar conhecimento para proteger os aquíferos

Coletânea de leis pretende contribuir para o melhor entendimento e preservação dos mananciais subterrâneos


Talvez o mais famoso aquífero conhecido pelos brasileiros seja o Aquífero Guarani que abrange o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai e tem atraído as atenções recentemente devido a polêmicas como a contaminação pela exploração do chamado gás de xisto ou mesmo por sua exploração excessiva por empresas.

Mas além do Guarani você sabe alguma coisa mais sobre o tema? Já ouviu falar, por exemplo, do Aquífero Alter do Chão considerado atualmente o maior aquífero do planeta em volume de água localizado nos estado do Amazonas, Amapá e Pará? Você sabia que das águas do mundo, apenas 2,7% são doces e que 22,4% desta água doce estão no subsolo ou que a contaminação das águas subterrâneas podem ocorrer através da contaminação do solo na superfície?

A importância das águas subterrâneas é enorme. Em tempos de escassez de chuvas, por exemplo, estas águas podem ser utilizadas para abastecer a população. É um enorme estoque de água mas que precisa ser protegido, e para proteger é necessário conhecimento.

Para a disseminação do conhecimento e a preservação dos mananciais e aquíferos a professora da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas ( FCA-Unicamp ) Luciana Cordeiro de Souza Fernandes juntamente com outros colaboradores lançou a Coletânea de Legislação das Águas Subterrâneas do Brasil, cinco volumes que tratam das leis estaduais regulatórias do uso e dos cuidados necessários para gestão das águas subterrâneas.

A publicação é disponibilizada gratuitamente e pode ser baxada por aqui.

Mais detalhes em: Pesquisa Fapesp - Legislação sobre águas invisíveis

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »