Em um século deserto do Saara cresce 10% com influência das mudanças climáticas

O avanço dos desertos é um fenômeno global e foi detectado por pesquisa que analisou dados do deserto do Saara por um século.


É normal o tamanho dos desertos variar conforme a estação do ano porém ao longo do século XX o deserto do Saara cresceu em torno de 10%, uma média de 7 mil km2 por ano. A conclusão veio de uma pesquisa feita pela Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Uma parte desta expansão pode ser explicada, segundo os pesquisadores, por causas naturais ( alterações naturais na temperatura superficial do Atlântico e na circulação de ventos quentes ) porém alertam que as mudanças climáticas globais podem ter papel importante nesta expansão, somando-se as causas naturais.

O avanço dos desertos pelo mundo

Quase um terço da área acima do oceano é formada por desertos e as áreas para cultivo aos poucos diminuem com o avanço do processo de desertificação global ( fenômeno de degradação de terras, transformando uma área em deserto ). O tema preocupa a ONU que estabeleceu a Convenção de Combate à Desertificação com o intuito de combater o processo de expansão dos desertos causado pela ação humana.

Hoje, um terço do que eram antes terras férteis para o cultivo estão abandonadas segundo Monique Barbut, secretária executiva da UNCCD em 2015 .

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »