De acordo com o patologista Paulo Saldiva, greve permitiu experimento natural raro que possibilitará medir o custo real da poluição na capital paulista, que inclui internações, mortes e incapacitação
A greve dos caminhoneiros de maio de 2018 e a greve dos metroviários em maio de 2017 foram eventos em que a equipe de Paulo Saldiva, diretor do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP), conseguiu efetuar experimentos relacionados a poluição na capital paulista.
A partir do dia 21 de maio de 2018, caminhoneiros de todo o Brasil fecharam inúmeras rodovias pelo país em protesto contra o aumento do diesel. Como consequência, além do desabastecimento de produtos, aeroportos tiveram voos cancelados, frotas de ônibus foram reduzidas e postos de gasolina pararam de funcionar por falta de combustível. Com isso milhões de veículos deixaram de emitir poluição. Quais as consequências disso para o meio ambiente?Segundo Saldiva Houve uma redução de 50% da poluição na capital paulista. Esse é um episódio raro e vamos estudar suas consequências na saúde pública. Quem sabe essas evidências quantitativas sirvam de argumento para a criação de políticas públicas
. Ainda segundo ele Na semana anterior ao episódio, a maior poluição foi na segunda e na sexta (14 e 18/05). Na primeira semana da greve, a poluição começou alta e piorou com a liberação do rodízio no dia 24 (quinta-feira). Quando a gasolina começa a rarear, há menos carros nas ruas e a frota de ônibus segue reduzida, os níveis de poluentes primários caem pela metade
No sétimo dia de greve dos caminhoneiros a qualidade do ar na capital paulista era considerada boa em todas as estações de medição o que é algo muito difícil de ser registrado.
Com os dados da redução da poluição, a equipe de pesquisadores vai fazer uma análise mais completa do fenômeno e cruzar os níveis de poluição e de congestionamento com os dados diários de mortalidade e internações no período.
Fato contrário à greve dos caminhoneiros foi a greve dos metroviários em 2017. Naquele caso a poluição aumentou pois com o rodízio na cidade de São Paulo liberada, mais carros circularam e a poluição aumentou. Segundo Saldiva neste dia morreram 12 pessoas a mais do que a média.
Os dados da pesquisa são importantes para estabelecer o custo real da poluição e para colocar em pauta políticas para a redução de emissões.
Mais informações na matéria de Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP
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