By Matt Howard - Argonne's Midwest Center for Structural Genomics deposits 1,000th protein structure
By Matt Howard - Argonne's Midwest Center for Structural Genomics deposits 1,000th protein structure

Iniciativa com participação do Brasil quer sequenciar o DNA de toda a vida na Terra

Projeto pretende sequenciar o genoma de 1,5 milhão de espécies de plantas, animais, fungos e outros organismos eucariontes


Os desafios de sequenciar o DNA de toda a vida da Terra são imensos e pode ser colocado como um dos projetos mais ousados da atualidade. Os desafios e também os objetivos da iniciativa, denominada Projeto BioGenoma da Terra, foram descritos em um artigo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

O projeto terá participação brasileira no âmbito dos programas de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade e de Pesquisa em eScience e Data Science. Os investimentos em projetos deste tipo, como o Genoma Humano, tiveram enormes impactos não apenas na medicina humana, mas também na medicina veterinária, biociência agrícola, biotecnologia, ciência ambiental, energia renovável, ciência forense e na biotecnologia industrial.

O professor Harris Lewin, da Universidade da Califórnia, estima que os impactos econômicos do projeto BioGenoma da Terra poderão ser semelhantes ou até mesmo superar os do Projeto Genoma Humano. Com a diferença de que serão distribuídos globalmente e, principalmente, para países em desenvolvimento, como o Brasil, que detém grande parte da biodiversidade mundial.

Segundo Lewis O Projeto BioGenoma da Terra lançará as bases científicas para uma nova bioeconomia que tem o potencial de trazer soluções inovadoras para problemas de saúde, ambientais, econômicos e sociais para pessoas em todo o mundo, especialmente em países subdesenvolvidos que possuem ativos de biodiversidade significativos

Os pesquisadores estimam que novas tecnologias precisarão ser desenvolvidas para coletar, analisar e processar todos os dados da pesquisa. Só em capacidade de armazenamento os pesquisadores estimam serem necessários cerca de 1 exabyte (1 bilhão de gigabytes). Estes desafios criarão oportunidades para o desenvolvimento de algoritmos computacionais que possibilitem visualizar, comparar e entender a conexão das sequências do genoma com a evolução dos organismos e com os ecossistemas.

Mais informações na matéria de Elton Alisson | Agência FAPESP

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »