Por CEphoto, Uwe Aranas or alternatively © CEphoto, Uwe Aranas, CC BY-SA 3.0
Por CEphoto, Uwe Aranas or alternatively © CEphoto, Uwe Aranas, CC BY-SA 3.0

Metade dos manguezais ao redor do planeta já foram destruídos pela ação humana

Os manguezais são importantíssimos para a proteção do ambiente e procriação de peixes e outras espécies. Ações para protegê-los precisam ser feitas com urgência.


Por muito tempo os mangues foram menosprezados pela dita "sociedade civilizada" sendo este habitat destruído em nome do progresso. Avenidas, portos e empreendimentos imobiliários foram e ainda são construídos nestas áreas costeiras apesar de sua enorme importância. Os mangues são proteção natural contra tempestades, aumento do nível do mar, impedem a erosão da costa, regulam a qualidade da água, são criadouros e protetores naturais de peixes e outras espécies além de auxiliarem na captura dos gases que provocam as mudanças climáticas, ou seja, conservar os mangues é parte vital para a preservação da vida nas costas marinhas e para a segurança alimentar de inúmeras populações.

Porém, segundo dados da UNESCO, em 40 anos metade dos manguezais do planeta foram destruídos. A informação foi divulgada no Dia Internacional de Conservação do Ecossistema de Mangues ( 26 de julho ) e vem como alerta para que possamos agir em defesa deste importante ecossistema. Neste ano de 2018 as atividades da data em prol da proteção dos mangues é sediada no Equador.

Várias ações para combater a destruição do que resta dos mangues tem sido feitas por organizações como a ONU, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Conservation International e União Internacional para a Conservação da Natureza ( IUCN ).

Referência: ONU - Extensão de manguezais foi reduzida pela metade no mundo em 40 anos, diz UNESCO

Mais notícias

Extração de petróleo

Guerra por recursos naturais já representa 40% dos conflitos no mundo

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou o Conselho de Segurança sobre o fato.

View details »
Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah

Novo estudo indica que fungos podem ajudar no combate à poluição por plásticos

Novo estudo da Kew Botanical Gardens mostra que fungos podem "comer" plastico poliuretano, ajudando na degradação deste tipo de lixo que polui rios e oceanos

View details »