Por CEphoto, Uwe Aranas or alternatively © CEphoto, Uwe Aranas, CC BY-SA 3.0
Por CEphoto, Uwe Aranas or alternatively © CEphoto, Uwe Aranas, CC BY-SA 3.0

Metade dos manguezais ao redor do planeta já foram destruídos pela ação humana

Os manguezais são importantíssimos para a proteção do ambiente e procriação de peixes e outras espécies. Ações para protegê-los precisam ser feitas com urgência.


Por muito tempo os mangues foram menosprezados pela dita "sociedade civilizada" sendo este habitat destruído em nome do progresso. Avenidas, portos e empreendimentos imobiliários foram e ainda são construídos nestas áreas costeiras apesar de sua enorme importância. Os mangues são proteção natural contra tempestades, aumento do nível do mar, impedem a erosão da costa, regulam a qualidade da água, são criadouros e protetores naturais de peixes e outras espécies além de auxiliarem na captura dos gases que provocam as mudanças climáticas, ou seja, conservar os mangues é parte vital para a preservação da vida nas costas marinhas e para a segurança alimentar de inúmeras populações.

Porém, segundo dados da UNESCO, em 40 anos metade dos manguezais do planeta foram destruídos. A informação foi divulgada no Dia Internacional de Conservação do Ecossistema de Mangues ( 26 de julho ) e vem como alerta para que possamos agir em defesa deste importante ecossistema. Neste ano de 2018 as atividades da data em prol da proteção dos mangues é sediada no Equador.

Várias ações para combater a destruição do que resta dos mangues tem sido feitas por organizações como a ONU, Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, Conservation International e União Internacional para a Conservação da Natureza ( IUCN ).

Referência: ONU - Extensão de manguezais foi reduzida pela metade no mundo em 40 anos, diz UNESCO

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »