Mudanças climáticas aumentam acidificação dos oceanos e ameaça a vida marinha

Assunto deverá ganhar destaque no próximo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, afirma pesquisador da Avaliação Mundial dos Oceanos da ONU que participa de Escola São Paulo de Ciência Avançada


Os oceanos absorvem cerca de 30% do dióxido do carbono atmosférico ( CO2 ) emitido pelas atividades humanas segundo relatório de 2013 do IPCC ( Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ). Um dos efeitos da absorção do dióxido do carbono no oceano é o aumento de sua acidez o que influencia toda a vida marinha com por exemplo mudanças na fisiologia e comportamento de moluscos, recifes de corais ( que tem impacto na reprodução de peixes ) e outros fenômenos ainda não completamente estudados.

Os oceanos são uma importante fonte de alimento e sustento para inúmeras comunidades ao redor do mundo, especialmente aquelas que vivem em ilhas isoladas nos trópicos ou populações de regiões subdesenvolvidas.

O estudo dos efeitos da acidificação dos oceanos é complexo pois é muito mais difícil estudar os oceanos do que os ecossistemas terrestres. Vale lembrar que o fundo dos oceanos é menos conhecido do que a superfície da Lua, por exemplo.

Segundo Jake Rice, membro do grupo de especialistas da Avaliação Mundial dos Oceanos da ONU: A acidificação dos oceanos ilustra vários dos desafios que temos enfrentado em ciência do oceano. É preciso mais dados que nos permitam estabelecer relações entre as propriedades físicas de sistemas dinâmicos, com impactos biológicos nos ecossistemas e na sociedade

A acidificação dos oceanos é mais um dos efeitos desastrosos das mudanças climáticas que terão impacto enorme no futuro do planeta e da humanidade.

Mais informações na matéria de Elton Alisson | Agência FAPESP

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »