Foto de By Alfred T Palmer
Foto de By Alfred T Palmer

No mundo 90% das crianças sofrem com a poluição do ar

Alerta da OMS mostra que 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo


As vésperas da primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde em Genebra ( Suíça ), a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) divulgou dados de que 9 em cada 10 crianças tem seu desenvolvimento cerebral prejudicado pela poluição do ar. A taxa é maior do que se acreditava anteriormente.

A OMS destaca que mulheres grávidas têm maior probabilidade de parto prematuro quando expostas ao ar poluído e os bebês tendem a ter um peso menor além de maior chaces de problemas como asma e câncer infantil, prejudicando também seu desenvolvimento neurológico sendo que a situação é pior em países de baixa e média renda. As crianças são mais sensíveis também pelo fato de que respiram mais rápido, ingerindo mais poluentes.

A organização alerta para o problema e pede soluções urgentes como uma rápida mudança para tecnologias mais limpas, incluindo nos meios de transporte e residências energeticamente mais eficientes já que em muitas regiões a iluminação das residencias é feita por meio de combustíveis poluentes que ficam retidos dentro das casas, contaminando as crianças.

Referência: ONU - OMS: 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo

Mais notícias

Extração de petróleo

Guerra por recursos naturais já representa 40% dos conflitos no mundo

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou o Conselho de Segurança sobre o fato.

View details »
Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah

Novo estudo indica que fungos podem ajudar no combate à poluição por plásticos

Novo estudo da Kew Botanical Gardens mostra que fungos podem "comer" plastico poliuretano, ajudando na degradação deste tipo de lixo que polui rios e oceanos

View details »