Foto de By Alfred T Palmer
Foto de By Alfred T Palmer

No mundo 90% das crianças sofrem com a poluição do ar

Alerta da OMS mostra que 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo


As vésperas da primeira Conferência Global sobre Poluição do Ar e Saúde em Genebra ( Suíça ), a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) divulgou dados de que 9 em cada 10 crianças tem seu desenvolvimento cerebral prejudicado pela poluição do ar. A taxa é maior do que se acreditava anteriormente.

A OMS destaca que mulheres grávidas têm maior probabilidade de parto prematuro quando expostas ao ar poluído e os bebês tendem a ter um peso menor além de maior chaces de problemas como asma e câncer infantil, prejudicando também seu desenvolvimento neurológico sendo que a situação é pior em países de baixa e média renda. As crianças são mais sensíveis também pelo fato de que respiram mais rápido, ingerindo mais poluentes.

A organização alerta para o problema e pede soluções urgentes como uma rápida mudança para tecnologias mais limpas, incluindo nos meios de transporte e residências energeticamente mais eficientes já que em muitas regiões a iluminação das residencias é feita por meio de combustíveis poluentes que ficam retidos dentro das casas, contaminando as crianças.

Referência: ONU - OMS: 9 em cada 10 crianças estão expostas à poluição do ar no mundo

Mais notícias

Foto de Adam Coppola

13 cidades ao redor do mundo que estão banindo os carros das ruas

Exemplos de cidades que empregam políticas públicas e criatividade para diminuir a poluição e livrar as cidades dos engarrafamentos, tornando-as mais humanas

View details »
Extração do látex de uma seringueira - Foto de Irvin Calicut

Sistema agroflorestal no Acre ajuda a restaurar pastagens abandonadas

Enquanto controla o desmatamento e investe no sistema de agrofloresta, Acre vê sua economia crescer.

View details »