Ganhadores do Nobel de Economia de 2018 - Ilustração de Niklas Elmehed, divulgada pela Academia Sueca.
Ganhadores do Nobel de Economia de 2018 - Ilustração de Niklas Elmehed, divulgada pela Academia Sueca.

Nobel de economia vai para pesquisadores que estudaram como a inovação e o clima influenciam no crescimento sustentável

Prêmio Nobel de economia vai para pesquisadores que buscam integrar políticas de inovação e mudanças climáticas na análise do crescimento econômico de longo prazo


Os pesquisadores William Nordhaus, professor na Universidade de Yale, e Paul Romer, professor na Universidade de Nova York foram premiados com o Nobel de economia pelo trabalho na direção do crescimento sustentável e a construção de metodologias "que explicam como a economia de mercado interage com a natureza e o conhecimento".

Na década de 90 Nordhaus desenvolveu o chamado Modelo Dinâmico Integrado de Economia Climática (Dice), utilizado em análises do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC) e da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) e que visa estimar os custos das mudanças climáticas. O pesquisador também foi um dos proponentes da cobrança por emissão de CO2 para diminuir o efeito estufa e as mudanças climáticas.

Já Romer mostrou que o investimento em pesquisa e desenvolvimento interfere positivamente no crescimento sustentável além de mostrar que uma junção de investimentos públicos e privados tem importância patente na inovação e aumento da produtividade.

Um prêmio excludente?

O prêmio existe há 50 anos e somente uma mulher foi laureada durante todo este período, a norte-americana Elinor Ostrom em 2009. O perfil médio dos ganhadores é o homem branco de 67 anos.

Referência: Revista Fapesp - O peso da inovação e do clima no crescimento sustentável

Mais notícias

Extração de petróleo

Guerra por recursos naturais já representa 40% dos conflitos no mundo

António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, alertou o Conselho de Segurança sobre o fato.

View details »
Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah

Novo estudo indica que fungos podem ajudar no combate à poluição por plásticos

Novo estudo da Kew Botanical Gardens mostra que fungos podem "comer" plastico poliuretano, ajudando na degradação deste tipo de lixo que polui rios e oceanos

View details »