Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah
Praia em Singapura - Foto de Vaidehi Shah

Novo estudo indica que fungos podem ajudar no combate à poluição por plásticos

Novo estudo da Kew Botanical Gardens mostra que fungos podem "comer" plastico poliuretano, ajudando na degradação deste tipo de lixo que polui rios e oceanos


Anualmente cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos são descartados em rios, lagos e oceanos que acabam se decompondo em micro-plásticos e ingeridos pelos animais que vivem nestes ambientes. Sendo assim, ao consumir peixes e outros, acabamos consumindo também estes resíduos de plásticos, ou seja, o plástico acaba entrando em nossa cadeia alimentar.

O plástico descartado na natureza é um enorme problema sem uma solução prática e eficiente alem dos sistemas de coleta e reciclagem tradicionais que possuem alcance limitado ainda. Porém este cenário pode mudar.

Pesquisadores do Kew Botanical Gardens, em Londres, revelam que fungos podem ajudar na eliminação dos plásticos ao degradar poliuretano em questão de semanas. Considerando que os plásticos podem levar até 500 anos para se degradar naturalmente, semanas parecem um piscar de olhos.

Na pesquisa os cientistas observam com que velocidade os fungos conseguem degradar os plásticos em determinada condição ambiental (ex: temperatura, umidade, etc.). Depois eles alteram estas condições e observam se os fungos realizam o processo mais rápido ou mais lentamente. A partir destes dados os pesquisadores conseguem encontrar parâmetros que aumentam a eficiência de degradação dos plásticos.

Além de limpar o planeta dos plásticos os fungos também podem produzir inúmeros compostos úteis para a humanidade como antibióticos, imunossupressores e estatinas, utilizados na medicina e agropecuária.

Na natureza pode haver até 3,8 milhões de espécies de fungos mas somente cerca de 144 mil são conhecidas. Além dos fungos outros micro-organismos estão sendo estudados.

Referência: ONU - Plastic-busting fungi may help tackle pollution, climate change: UN Environment

Mais notícias

Mapa da Amazônia onde iniciativas da USAID estão presentes

Soberania do Brasil na Amazônia ameaçada?

Estarão algumas etnias indígenas brasileiras sendo utilizadas para ameaçar a soberania do Brasil sobre a Amazônia?

View details »