imagem: Acta Oecologica
imagem: Acta Oecologica

Olhando o passado para conservar a Amazônia e a Mata Atlântica

Pesquisa identifica e classifica áreas prioritárias para conservação na Amazônia e Mata Atlântica a partir da modelagem de nichos ecológicos e da comparação de condições atuais com as existentes há milhares de anos


A Amazônia e a Mata Atlântica são biomas enormes e preservar estas áreas em sua integralidade é extremamente difícil. Desta forma olhar para o passado e identificar as condições climáticas de sua formação são essenciais para ações mais eficientes.

Para tanto, os pesquisadores usaram a técnica de modelagem de nicho ecológico como meio de inferir a distribuição presente e a distribuição no passado na Amazônia e na Mata Atlântica. Segundo o biólogo Thadeu Sobral-Souza 'Muito embora a modelagem de nicho ecológico seja normalmente usada para inferir a distribuição de espécies, a técnica também é empregada para predizer a delimitação de um bioma, a partir da modelagem do bioma'.

Para prever a distribuição de um bioma ao longo do tempo, os autores selecionaram pontos de ocorrência usando um filtro geográfico baseado na delimitação atual do bioma amazônico e na extensão da Mata Atlântica. A partir de dados como temperatura média anual e índices anuais de precipitação, os pesquisadores estimaram a distribuição presente do bioma amazônico e da Mata Atlântica.

Mais informações na matéria de Peter Moon | Agência FAPESP

Mais notícias

Pinguins Rei - Fonte: Wikipedia

Gigantesca colônia de pinguins-rei despenca mais de 80% em 30 anos

Declínio da população de pinguins-rei ainda é um mistério

View details »
By Jorge.kike.medina - Own work - Wikipedia

Nova pesquisa aponta que diversidade de árvores ao longo dos rios amazônicos é três vezes maior do que se acreditava

Compilação de dados de inventários florestais e coleções biológicas gerou lista com 3.615 espécies de árvores nas áreas úmidas da bacia amazônica

View details »