Desisto da televisão ! Alternativas para substituir a TV pelo YouTube.

Galinha Pintadinha, PC Siqueira e Camila MakeUp são alguns dos famosos do YouTube
Galinha Pintadinha, PC Siqueira e Camila MakeUp são alguns dos famosos do YouTube

Quem foi criado nos anos 80 e 90 a TV era uma das únicas opções de diversão em casa. Hoje, com a Internet e os canais de vídeo como o YouTube, as opções são inúmeras. Não precisamos mais agüentar a péssima programação da TV e para isto trago algumas opções de canais do YouTube para divertir e aprender.

Estou decidido a abandonar a TV convencional e acredito que não deve ser difícil adivinhar o por quê, pois acredito que mesmo você também gostaria de o fazer, mas já deve ter se perguntado: “Quais são as alternativas?”

Você pode ir direto para as dicas de canais do YouTube, se quiser, mas será bacana ler o restante de meu desabafo (ou não).

Mais um ano de “BBB”, mais um ano de “Mulheres Ricas”, mais um ano de “A Fazenda” além, é claro, daquela novelinha que se você assistir um capítulo por mês não vai perder absolutamente nada da trama ou mesmo aquele programa humorístico que não faz rir. E olha eu aqui, reclamando novamente, como todo ano. E você?  Também anda reclamando ou não se importa em assistir a estas maravilhas da TV Brasileira (e por incrível que possa parecer o fenômeno da programação ruim não é uma exclusividade do Brasil).

Mesmo se apelarmos para os telejornais no mínimo teremos um banho de sangue. As notícias estão mais para filmes de terror e palhaçadas do que jamais poderíamos esperar. Por que tanta tragédia assim? Será que tudo que acontece no mundo é desgraça ou alguém está ganhando muito dinheiro com nosso medo?

Claro que alguns vão argumentar “mas quando chego em casa do trabalho ou da aula eu quero relaxar, não pensar em nada” e eu concordo com isto, porém acredito que o problema é que SÓ temos este tipo de programa na TV.

Lembro-me de estar em um destes dias da vida no Rio de Janeiro assistindo TV, é óbvio. Estava então eu lá, tranquilo, com minha esposa, vendo um programa jornalístico local, mas eis que percebo algo estranho. O jornal era realmente local, local de São Paulo!!!

“Olha o trânsito na Marginal, olha o acidente na Av. do Estado, olha o protesto na Paulista, me dá imagens comandante!” E eu ali, tomando uma cervejinha e olhando para Ipanema. Até hoje não sei se isto é motivo de vergonha ou escárnio (não a cerveja em Ipanema, é claro).

Não é a toa que a audiência despenca a cada ano e, inclusive, já vi comercial de TV fazendo propaganda da própria TV, o que me parece patético ao extremo. Os “entendidos” dizem que a queda não é por causa da qualidade e nem pela Internet e sim pelo fato do desemprego estar em baixa. Assim as pessoas assistem menos TV, pois estão trabalhando.

Sim que acredito nisto.

Mas não sei se devo reclamar tanto, pois já tivemos tempos muito, muito piores. Quem viveu nos anos 80 e início dos 90 e possui um certo discernimento sabe o quanto era difícil ter quase que nenhuma opção. Se nos lembramos de algo bom é puramente sentimental. Esta foi a geração formada, basicamente, na televisão e eu fui um de seus membros.

Se levarmos em conta que um dia a humanidade já viveu sem TV (aliás a humanidade SEMPRE viveu sem TV) aí sim a coisa fica vergonhosa para o meu lado (e para o seu também que eu sei), afinal, não seria mais produtivo ler um livro, ir brincar na rua ou encontrar os amigos? Bem, às vezes nossa vida não permite fazer certas coisas devido a uma infinidade de questões, claro que incluindo nestas questões a preguiça.

Mas o fato é: A Internet nos salvou! Bem, pelo menos a mim.

É através dela que agora reformulei todo o meu quadro de programação, tanto televisiva quanto de rádio. Hoje os podcasts preenchem cerca de 30 a 40 % do meu tempo de folga com programas feitos não por grandes empresas que despejam o que é massificado, mas feito por pessoas como nós, que gostam de um assunto e discutem-no ao extremo, sendo que na esmagadora maioria das vezes com muito humor e críticas.

Deixando de lado o existencialismo barato que acaba de me atacar quero dizer que existem muitas opções na Internet para substituirmos a TV, mas quero indicar principalmente as em vídeo, já que estamos tratando da substituição da TV.

Sua experiência melhorará exponencialmente se você tiver uma destas TVs conectadas ou um aparelho de Blue Ray com conexão à Internet, mas claro que isto não é obrigatório.

Vamos deixar de papo e ir ao que interessa então!

Seleção de Canais do YouTube

Destaco aqui uma seleção de canais bacanas do YouTube, separados por tipo de interesse.

Devemos lembrar que esta lista de maneira alguma é uma destas “listas definitivas”, mas sim apenas um aperitivo para você, que deseja começar a abandonar a televisão convencional. Elas estão no meu Play List e no de minha esposa e por isso tenho confiança em indica-los, já que os assisto rotineiramente.

O YouTube é um mundo gigante! Consegue-se encontrar de tudo nele, desde coisas oficiais e legalizadas até conteúdo ilegal ou com problemas de direitos autorais (que algumas vezes são retiradas rapidamente e outras vezes podem ficar por muito tempo lá). Você pode encontrar desde filmes e documentários das grandes distribuidoras quanto séries só para Internet, programas de humor, dicas de programação, moda, comportamento, educação.. .enfim de tudo.

Eu mesmo aprendo muito assistindo estes canais e outros vídeos que o YouTube recomenda, pois a quantidade de material que não existe nem nas TVs pagas é estupendo.

Se não encontrou aqui aquele canal bacana que você conhece envie um email para nós, comente aqui neste post ou envie-o via @sermelhor ou facebook.com/sitesermelhor.

Comédia

Porta do Fundos

O canal Porta do Fundos com certeza é um dos melhores programas de humor do Brasil, considerando inclusive a TV! O pessoal do canal é criativo e muitas vezes até mesmo politicamente incorretos. Das raras vezes que consegui rir de alguma coisa... foi dos vídeos do Porta dos Fundos.

http://www.youtube.com/user/portadosfundos

Unidos Pela Dani

Considero Dani Calabresa, junto com o Marcelo Adnet, os melhores humoristas da atualidade. Sendo assim não posso deixar de recomendar o canal da Dani Calabresa.

http://www.youtube.com/user/UnidosDaniPela

Curiosidades / Experiências

Manual do Mundo

Um canal muito, muito legal tanto para crianças quanto para adultos com experiências bem bacanas. Você, que já passou do ensino médio teria adorado ter aulas de laboratório como estas do Manual do Mundo

http://www.youtube.com/user/iberethenorio

Jo Nakashima

Quer Fazer Origami? Este canal te ensina passo a passo.

http://www.youtube.com/user/jonakashima

Educação / Conhecimento

Khan Academy

A história do Khan é muito interessante. Ele começou fazendo vídeos para seus sobrinhos ensinando as matérias que eles tinham dificuldades e de repente o canal deslanchou. Esta é a versão traduzida para o português.

http://www.youtube.com/user/KhanAcademyPortugues

Minute Physics (em inglês)

Este canal traz um monte de curiosidades de várias áreas da ciência em vídeos com quase um minuto (geralmente são um pouco maiores). Com explicações muito claras e simples e desenhos feitos “na hora” o canal é uma ótima pedida para quem é curioso e também para quem está treinando o inglês.

https://www.youtube.com/user/minutephysics

Minute Physics (em espanhol)

Existe uma versão do MinutePhysics, ou Minuto de Física, todo em espanhol. Dá para entender muito mais do que em inglês para quem não é versado no idioma da rainha.

https://www.youtube.com/user/minutodefisica

Vestibulandia

Um canal em português que pode dar uma boa ajuda para você que vai prestar vestibular.

https://www.youtube.com/user/nerckie

TED (em inglês)

Um formato de palestras que deu muito certo nos Estados Unidos. A TED traz sempre uma personalidade que é relevante para a sociedade mundial em palestras curtas de 15, 20 minutos. Os assuntos podem ir de robótica até sociologia, passando por meio ambiente, educação, games, etc.

https://www.youtube.com/user/TEDtalksDirector

Moda / Beleza

YouTube Moda

Fique por dentro de dicas e tendências do mundo da moda e ainda salve seus looks favoritos. Mais conteúdo, mais fashion.

https://www.youtube.com/user/ytmoda

Camila Coelho

Maquiadora, Blogueira e ‘Guru’. Radicada nos Estados Unidos ela dá dicas de maquiagem para as brasileiras.

https://www.youtube.com/user/MakeUpByCamila

Infantil

Galinha Pintadinha

Você conhece a Galinha Pintadinha? O seu filhinho ou sobrinho com certeza conhecem! Este é o canal da mais famosa galinha da Internet.

http://www.youtube.com/user/juptube

Geeks / Nerds

WeRgeeks

Canal comandado por Tato Tarcan e Prof. Maury, dois dos maiores Geeks brasileiros. Se você pensa em conseguir manter-se informado sobre Tecnologia e Gadgets eles são a pedida certa, além de tirarem muito sarro de tudo! No mínimo sua depressão vai pro espaço.

https://www.youtube.com/user/weRgeeks

Jovem Nerd

Nerdices, curiosidades, filmes , game e o que der na telha são os assuntos do canal do Jovem Nerd.

https://www.youtube.com/user/JovemNerd

Variedades

Mas Poxavida

Apesar de muita gente achar ele chato, eu gosto bastante do PC Siqueira, pois eu acho bacana uma pessoa que fala o que quer sem se fazer de bravinho.

http://www.youtube.com/user/maspoxavida

The Slow Mo Guys (em inglês)

Um canal no mínimo curioso. Nele dois caras adoram explodir coisas e filmar em câmera super lenta de alta definição. Assim podemos ver um monte de detalhes fantásticos que, “a olho nú”, nunca seria possível. Apesar de estar em inglês isto não afeta em nada a diversão pois o ponto alto são as explosões!

https://www.youtube.com/user/theslowmoguys

BBC Brasil

Notícias do mundo e do Brasil através de uma das mais importantes empresas de comunicação do mundo.

https://www.youtube.com/user/BBCBrasil

TV Cultura

Alguns dos programas da TV Cultura são publicados neste canal.

https://www.youtube.com/user/cultura

Andando por SP

Feito por dois jovens moradores de São Paulo, andando por SP busca unir em seus vídeos não só mostrar um local ou evento da cidade, mas suas curiosidades, história e localização: uma cidade para pessoas de todos os bolsos, moradores e turistas.

https://www.youtube.com/user/AndandoPorSP

Programação / Tecnologia

Google Developers (em Inglês)

Para quem quer ficar em dia com tudo que o Google anda fazendo com relação a desenvolvimento. Ideal para programadores, engenheiros de software e analistas de sistemas.

https://www.youtube.com/user/GoogleDevelopers

Baixa Ki

Canal bem interessantes que traz reviews de Gadgets e afins. Além disto, eles publicam semanalmente três reviews muito interessantes. Um com os melhores APPs da Apple Store, um com APPs para Android e um com as noticias de destaque na semana com relação a tecnologia.

https://www.youtube.com/user/baixaki

Ciência / Matemática

Hubble Site (em inglês)

O telescópio espacial Hubble deu à humanidade uma visão única do universo. Quem já não viu uma foto fantástica de alguma galáxia, uma nebulosa ou uma estrela depois de sua explosão como super nova? Muito provavelmente a foto que você viu foi tirada pelo Hubble.

https://www.youtube.com/user/HubbleSiteChannel

NASA Television (em inglês)

Se você sonhava em ser astronauta quando criança ou não, mas tem curiosidade sobre o espaço, sobre novas descobertas ou como é viver em uma estação espacial e afins o canal da Nasa é interessantíssimo.

https://www.youtube.com/user/NASAtelevision

Number Phile (em inglês)

Canal para os amantes e curiosos sobre matemática (e com boa fluência em inglês). Formado por matemáticos e físicos das mais importantes universidades de Inglaterra, os vídeos procuram mostrar a matemática de uma forma mais interessante sem se aprofundar em conceitos complicados. Através de experimentos e idéias muito simples a matemática é apresentada a todos.

https://www.youtube.com/user/numberphile

Massachusetts Institute of Technology (em inglês)

Você pode assistir algumas das aulas do lendário MIT, uma das mais importantes universidades do mundo, pelo canal deles.

https://www.youtube.com/user/MIT

Referência(s)

Audiência da TV cai.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/televisao/cai-a-audiencia-da-teve-aberta/
Acesso em 25/05/2013
Fuga de telespectadores.
http://noticias.uol.com.br/ooops/ultimas-noticias/2012/04/10/tv-aberta-tem-fuga-inedita-de-telespectadores-veja-os-numeros.htm
Acesso em 25/05/2013

Autor(a)

Daniel Pereira

Formado em Física / Astrofísica pela Universidade de São Paulo. Fez cursos nas faculdades de Filosofia, Geologia e Matemática na Universidade de São Paulo. Fez cursos na área de artes plásticas e história da arte no Centro Cultural São Paulo. Também frequentou o curso de Introdução a Psicanálise pelo Instituto Sedes Sapientiae. Atua na área de tecnologia e web desenvolvendo soluções voltadas para várias áreas do conhecimento, incluindo pesquisa com redes sociais. Atualmente atua para um grande portal de notícias.

Contato

danielusp@bol.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor


Veja Também