Relaxamento e Técnicas de controle do stress

Relaxar é útil quando se está muito tenso, ansioso ou estressado.
O relaxamento faz com que haja uma descontração, um sossego interno, que é o oposto da tensão muscular e mental.

O relaxamento possibilita reflexão, avaliação dos próprios valores e idéias e a criatividade. Em nossos dias, com toda a agitação e preocupação de nossas vidas, a tensão e o stress acabam por ser nossos "companheiros" diários. Estamos sempre em um ritmo bastante acelerado o que pode, a longo prazo, gerar doenças físicas e psicológicas.

Com o stress a pessoa fica como se estivesse em alerta, tornando-se tensa como se estivesse pronta para qualquer eventualidade. De um estado prolongado de stress ou de stress excessivo surgem muitas doenças, que podem ser aliviadas com a utilização freqüente de técnicas de relaxamento.

O relaxamento pode ser obtido através de várias técnicas como: respiração profunda, relaxamento muscular, música, meditação, visualizações, dentre outros. Todos esses recursos criam um estado de quietude interior que desacelera o organismo e permite que ele se recomponha, ajudando a pessoa a se recuperar. Não se deve esquecer, no entanto, que muitas vezes, é importante também trabalhar a causa da inquietude e da tensão que a pessoa está sentindo por meio de um tratamento psicológico do stress.

Importante: as pessoas que estejam tomando determinados medicamentos, como insulina ou medicação para hipertensão, devem ter acompanhamento médico, já que o relaxamento potencializa os efeitos dos remédios, necessitando, ás vezes serem reduzidos pelo médico.

A) Exercício de respiração profunda e relaxamento leve

Este exercício pode ser utilizado por todos. Tem ação rápida e efeito imediato. Pode ser feito em qualquer lugar, várias vezes por dia. Ele acalma e tranqüiliza.

  • Em pé ou sentado, coloque o dedo indicador na direção do umbigo mantendo os pés ligeiramente afastados. Ponha a mão aberta no abdome e concentre-se nos movimentos da respiração.
  • Feche os olhos e imagine que seu abdome é um balão ligado por um canudinho até o nariz.
  • Encha os pulmões de ar, dilatando o abdome, imaginando que está enchendo o balão, e conte até cinco, até encher bem o balão.
  • Agora, solte a respiração pela boca contando até dez, esvaziando o balão bem devagar.
  • Repita três vezes.

Referência(s)

LIPP, Marilda Emmanuel Novaes - Relaxamento para todos: Controle do Stress. Campinas, SP: Papirus, 1997.

Autor(a)

Salete Monteiro Amador

Psicóloga formada pela PUC/SP, Pós graduada em Saúde Coletiva pela FUNDAP. É Terapeuta Comunitária formada pelo Prof. Dr. Adalberto Barreto e Intervisora/Supervisora de terapeutas comunitários na zona leste da cidade de São Paulo. Atualmente é Coordenadora de um Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS.

Contato

salete_psi@yahoo.com.br
@sermelhor
https://www.facebook.com/sitesermelhor

Produto Patrocinado FNAC



Veja Também

Comentários relacionados a este artigo