A importância da oportunidade na vida profissional

Breve reflexão sobre um dilema que afeta muitas pessoas no início da carreira, ou ao longo da vida quando se decide mudar de profissão.

Durante a infância, aprendemos com os nossos pais sobre os valores da vida como ter caráter, respeitar os mais velhos, ajudar ao próximo, ter responsabilidades perante os nossos atos e estudar para ser alguém na vida. Este último, porém me faz refletir ao longo de uma jornada de mais de trinta anos, que talvez seja, nos dias de hoje, para uma boa parte da população, o mais difícil, custoso e sofrido. Quando me refiro a difícil é porque não temos uma educação de qualidade no nosso país, principalmente para os mais pobres. Com relação a custoso, quero dizer que pagamos caro para obter uma educação próxima do ideal com o objetivo de compensar esta deficiência. Por fim, após um bom tempo de preparação, onde concluímos as etapas do ser, nos deparamos com a falta de oportunidade e começa a frustração já na primeira entrevista de emprego, pois é comum ouvir frases do tipo: "O seu currículo é muito bom, mas precisamos de uma pessoa com experiência..."

Este é um dilema profissional que atinge muitas pessoas, não só jovens em início de carreira, mas também aquelas que estão no mercado a um bom tempo, mas continuam se qualificando em busca de algo melhor, e este, por sua vez, parece que não chega devido a inúmeros obstáculos, dentre eles, a pedrinha que cai no caminho e tem um QI (quem indica) mais elevado, não que seja contra a uma indicação, mas é preciso fazê-la com propriedade. Com isso, o fato que causa mais revolta, é saber que alguém que não se preparou tanto consegue o seu lugar ao sol, enquanto outros esforçados vagam como zumbis sem nenhuma perspectiva.

Diante destas afirmações críticas, quero chamar a atenção de gestores de pessoas para que sejam cautelosos ao selecionar candidatos, procurem dar valor tanto aos jovens que precisam começar, quanto aqueles que no decorrer da vida, mudaram de profissão seja lá qual o motivo, mas que lutaram, se esforçaram e tudo o que precisam é de apenas uma oportunidade para mostrar o seu melhor. Saibam que, uma oportunidade faz toda a diferença na vida do ser humano.

Autor(a)

Rosangela Maria de Andrade

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas (Escola Superior de Relações Públicas – ESURP) Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas ( Faculdade ESUDA)

Contato

Email: Rosangela.andrade203@gmail.com

Contato: (81) 99605-0074



Veja Também