Fofoca no trabalho. Fuja disso!

Créditos da imagem: photl.com
Créditos da imagem: photl.com

"Você já soube o que aconteceu?!", "Você não vai acreditar!" Certas frases e a entonação dada a elas indicam: fofoca à vista!

Você está no shopping, passeando quando, de repente vê a "fulana" (com quem você nunca conversou), do setor "x", passando com um colega de trabalho; ou então, você vai a uma festa e aquele cara que, normalmente é concentrado e tem postura mais séria, está lá, dançando e bebendo com os amigos.

Estas cenas, assim como tantas outras do cotidiano, fazem com que acenda uma luzinha vermelha na sua cabeça: "Opa! Tem alguma coisa ali! Mal posso esperar o dia de amanhã para contar ao pessoal!"

Acontece que todo profissional é um ser humano, mais que isso, é um ser social e, assim como você, tem amigos antigos, estabelece novos laços, sai, dança, diverte-se, chora enfim, tem vida fora da empresa.

De acordo com a velocidade e a quantidade que esses comentários trafegam, seu alcance é imensurável e os prejuízos vêm, quase sempre, de modo irreversível, em forma de clima organizacional ruim, queda na produtividade e "disse me disse".

Por isso, vão aqui alguns Conselhos de Amigo:

  • Se alguém não te contou algo, é por que não achou necessário que você soubesse;
  • Lembre-se, por conta da teoria de que "para bom entendedor, meia palavra basta" alguém pode acabar sendo julgado injustamente.
  • Respeite o outro e se foque nos seus assuntos;
  • Sempre há o que fazer em uma organização. Se o seu tempo parece vago, aproveite para o seu desenvolvimento, você e a organização terão muito a ganhar com isso!

Autor(a)

Wilna Lima

Consultora em Recursos Humanos. Graduada em Gestão de RH pela Universidade Estácio de Sá, com formação em Consultoria Empresarial Externa e Interna pela GFV, cursando MBA em Gerenciamento de Projetos.

Professional Coach e Analista Comportamental DISC, com certificação internacional e membro da Sociedade Latino Americana de Coaching.

Experiência de mais de 7 anos na implantação e gestão de RH em empresas de médio e grande porte.

Contato

wilnalima@gmail.com / Skype: wilna-lima


Veja Também

Receba nosso boletim por e-mail

Cadastre seu e-mail e receba nossos boletins e material exclusivo

Comentários relacionados a este artigo