Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

TV Ser Melhor

A Confraria Britânica do Abraço Corporativo e o jornalismo

É uma das prerrogativas dos meios de comunicação apurar as fontes para que as notícias que lemos diariamente sejam confiáveis. A Confraria Britânica do Abraço Corporativo expõe em um documentário este problema.

Hoje, diferente de um passado não tão distante, a informação é transmitida e consumida de maneira absurdamente rápida. Os portais e jornais apostam numa verdadeira corrida para ver quem publicará primeiro a notícia mais quente. O veículo que ganha esta disputa geralmente consegue os louros do compartilhamento em redes sociais e o status do furo jornalístico, porém esta corrida está, na verdade, matando o jornalismo, pois ela impede ou dificulta algo que fazia parte dos princípios dos meios de comunicação: a validação da fonte. Hoje não existe tempo para pesquisar se a notícia é verdadeira ou falsa, já que é necessário publicar rapidamente tudo em busca do tão sonhado furo.

Um dos exemplos mais patentes desta situação foi o caso com o humorista Cid do site Não Salvo. Ele elaborou um vídeo supostamente criado pela Coréia do Norte que toscamente, através da manipulação de imagens de arquivo, exibia a vitória deste país na Copa do Mundo. Este vídeo rodou o mundo e as páginas dos principais portais. Só bem mais tarde a brincadeira foi descoberta. Este é um exemplo claro de como a confirmação da fonte está em xeque, tanto no Brasil quanto no mundo.

Além disso, outro sintoma patente de nossa sociedade doente pela agilidade, eficiência e lucro é a busca desenfreada pela gestão perfeita das empresas, pelas técnicas e consultorias que dizem aprimorar processos, melhorar ambientes corporativos e, consequentemente, aumentar o lucros. Esta corrida desenfreada do business gera uma enxurrada de livros, cursos e consultorias quase que de auto ajuda para líderes e funcionários que lhes prometem mundos e fundos. Não é difícil imaginar que a picaretagem de alguns vai se aproveitar das brechas, do desespero e da falta de confirmação das fontes para se aproveitar e ganhar dinheiro.

Juntando estes dois mundos Ricardo Kauffman produziu o Documentário 'O Abraço Corporativo' que acompanha um consultor de RH em sua jornada para divulgar o movimento 'Confraria Britânica do Abraço Corporativo' por algumas das mais importantes empresas de mídia do país.

Assista até o final e descubra do que se trata a Confraria Britânica do Abraço Corporativo!

Veja também

Mobilidade Urbana: como as pessoas se locomovem sem carro na cidade | Webserie do Greenpeace
Mobilidade Urbana: como as pessoas se locomovem sem carro na cidade | Webserie do Greenpeace
Roda Viva | Mídia Ninja | 05/08/2013
Roda Viva | Mídia Ninja | 05/08/2013

Ser Melhor