Em 1 de Janeiro de 1994 um grupo de revolucionários, majoritariamente indígenas, toma de assalto varias cidades na região no sul do México. Neste mesmo dia entrava em vigor o acordo do Nafta, tratado de livre comercio entre Canada, Estados Unidos e México.
Entre os dois eventos não há nenhuma coincidência. A revolução zapatista, como foi chamada, é um movimento de base indígena e que se colocou contra as constantes violações dos diretos dos povos originários e contra as medidas neoliberais implementadas pelo governo mexicano ao longo dos anos que pavimentaram o acordo do Nafta e resultaram em um enorme desastre social.
O livro do geógrafo Fábio M. Alkmin é o resultado de sua tese de mestrado em que investiga a revolução zapatista, suas origens históricas, contextos e de que maneira resiste ate hoje promovendo a autonomia de varias regiões no sul do México. O livro não é só baseado em pesquisa documental mas também em pesquisa de campo já que o autor esteve no México e visitou as comunidades para melhor conhecer a realidade destes povos.