Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

Para que serve tudo isso? - Julian Baggini

É possível encontrarmos o sentido da vida? Será que este é único para todos ou algo puramente pessoal? Existe algum sentido na vida?

Qual a razão de nossa existência? Por que estamos aqui? Todos nos fazemos perguntas como essas em algum momento e grandes filósofos se debruçaram sobre elas. No entanto, o caráter amplo e misterioso de tais questões assusta e faz crer que não é possível encontrar uma resposta - entender o sentido da vida seria algo fora de nosso alcance.

Com base em filósofos que vão do clássico Aristóteles aos existencialistas além de utilizar a cultura pop como uma espécie de quebra da seriedade do pensamento filosófico citando Douglas Adams, Monty Python, Madonna etc. Julian Baggini procura explorar o assunto de forma a tentar não torná-lo árido para um público leigo.

Capa escura com o rosto de um homem na metade esquerda. À direita o título do livro e nome do autor
"Para que serve tudo isso?" de Julian Baggini, Ed. Zahar

O autor questiona muito fortemente supostos detentores da verdade como seitas, religiões, gurus e receitas de auto-ajuda procurando encontrar caminhos mais "honestos" focando em uma visão mais humanista.

Embora o livro tenha muitos méritos em um sentido geral Baggini apela em alguns momentos para um imperativo categórico de suas próprias bases de conhecimento, alicerçada na filosofia ocidental, e comete alguns equívocos em falar sobre vertentes filosóficas ao qual não domina ou que tem conhecimento muito superficial (o qual ele mesmo admite no livro).

Uma obra para ser lida de maneira a encarar pontos de vista diferentes.