Ser Melhor

Conquiste a sua estrela

TV Ser Melhor

A culpa é sua! - Vídeo ironiza a idéia machista de que a culpada pela violência sexual é a própria mulher.

Contra a violência sexual e as desculpas esfarrapadas em defesa dos agressores, um grupo de humoristas indianos lança vídeo bem humorado, a fim de trazer o tema para discussão.

O tema violência sexual (ou estupro sendo mais direto) é extremamente delicado. Ele é um problema seríssimo em inúmeros países como Estados Unidos, Reino Unido e Índia, onde uma mulher é violentada a cada 20 minutos e os estupros coletivos são comuns. Porém a diferença é que lá as pessoas estão protestando e falando sobre o assunto enquanto em outros países o silêncio parece imperar.

Além deste tipo de violência ser desprezível, covarde e, na falta de outros adjetivos, criminoso, muitos agressores e machistas (que não necessariamente são homens) criam as mais absurdas teses para justificar o injustificável como 'ela estava vestindo uma roupa provocante' ou 'ela seduziu o homem o por isso foi violentada', 'ela deveria estar cuidado da casa e do marido e não na rua trabalhando' e por aí vai. Até mesmo em caso de violência sexual contra crianças é possível encontrar teorias desse tipo, em que a vítima é acusada de ser a culpada.

No Brasil a situação também é preocupante. De janeiro a junho de 2012, por exemplo, ao menos 5.312 pessoas sofreram algum tipo de violência sexual.

Outro ponto a se discutir é a violência dentro de casa. Um estupro pode sim ser praticado pelo próprio marido, na situação em que o ato sexual é praticado sem o consentimento da mulher ou por meio de violência. O problema é que estes casos geralmente são ignorados, seja pelo medo ou vergonha da mulher registrar queixa, seja pelo preconceito dos poderes institucionais e sociedade em admitir tal fato.

Pensando sobre o assunto o grupo de humoristas Indianos All India Bakchod (AIB 365) criou um vídeo que, de maneira bem humorada, aborda o tema, mostrando o quão absurda é a situação da mulher e as desculpas usadas para justificar tal violência. A frase 'A culpa é sua' referindo-se à própria mulher como culpada pela violência é o bordão do vídeo que mecere ser visto e espalhado. Por esta lógica absurda a vítima acaba por tornar-se a ré!

Assista também, aqui no site Ser Melhor, o vídeo em que a Maria da Penha, inspiradora da Lei Maria da Penha no Brasil, conta a sua história de violência e superação.

A Culpa é sua

Veja também

Não queira ser um herói dos quadrinhos, seja um herói da vida real
Não queira ser um herói dos quadrinhos, seja um herói da vida real
Obsolescência Programada - Documentário sobre como as coisas são feitas para não durarem
Obsolescência Programada - Documentário sobre como as coisas são feitas para não durarem

Ser Melhor